Polícia

Materiais de pesca são apreendidos na Barragem de Ernestina, em Nicolau Vergueiro

A polícia encontrou 180 metros de redes de pesca, com aproximadamente 80 peixes presos, inclusive fêmeas iniciando a desova

Materiais de pesca são apreendidos na Barragem de Ernestina
Comunicação Social 3º BABM

Os policiais militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) realizaram ação preventiva na Barragem de Ernestina. Sendo que nesta quarta-feira (25), apreenderam materiais de pesca predatória.

Na oportunidade, os policias estavam a bordo de um barco a motor e realizaram o patrulhamento nas águas da Barragem, na localidade de Sanga Funda, em Nicolau Vergueiro. Durante o percurso, a guarnição localizou, inseridos ilegalmente no ambiente aquático, 180 metros de redes de pesca.

Aproximadamente 80 peixes, inclusive fêmeas iniciando a desova, estavam presos às redes. Os policiais militares devolveram os peixes ao ambiente aquático com vida. Os policias não encontraram os responsáveis por inserir os materiais de pesca na barragem, mas apreenderam os materiais.

Conforme Instrução Normativa do IBAMA nº 197, de 02 de outubro de 2008, o período da piracema em águas interiores, que englobam rios, lagoas, arroios, banhados, canais e estuários, iniciará dia 01 de novembro. A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie. Quando o fenômeno é interrompido de alguma forma, a reprodução é prejudicada e desta forma a fauna aquática sofre alterações.

Fonte: Comunicação Social 3º BABM

***

Batalhão Ambiental flagra desmatamento em Campestre da Serra

Nesta segunda-feira (25), a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) flagrou a destruição de vegetação nativa, no interior de Campestre da Serra. Através de um alerta da plataforma MapBiomas, os policiais militares constataram a supressão de vegetação nativa em uma área de 7.200 metros quadrados.