Esportes

Grêmio vence Flamengo de virada e segue no G6 do Brasileirão

Tricolor volta a vencer e encerra sequência de quatro jogos sem somar três pontos

Grêmio vence Flamengo de virada e segue no G6 do Brasileirão
Foto: Fabiano do Amaral

Pressionado, o técnico Renato Portaluppi tirou alguns coelhos da cartola na noite desta quarta-feira. O Grêmio saiu atrás, mas após as substituições do treinador, virou e venceu por 3 a 2 o Flamengo na Arena. O resultado encerra uma sequência de quatro jogos sem conquistar três pontos no Brasileirão e recoloca o time no G-6 com 47 pontos.

A equipe gremista entrou com três zagueiros e viu Everton Cebolinha fazer a lei do ex valer e abrir o marcador aos 42. Na volta do intervalo, diante da inércia, Renato colocou Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique nos lugares dos apagados Galdino e João Pedro Galvão.

Apesar das críticas, Ferreira entrou bem e igualou o marcador aos 30. Cinco minuto depois, Nathan Fernandes virou. Na pressão, André Henrique ampliou. Os visitantes descontaram com Luiz Araujo de cabeça. Na próxima rodada, o Grêmio volta a campo no sábado, às 19h, contra o América-MG.

Lei do ex

Sem Suárez, Renato recorreu ao atacante João Pedro Galvão para comandar o ataque. Voltando de lesão, o ítalo-brasileiro foi a novidade na escalação que manteve os três zagueiros. O esquema quase cedeu logo no primeiro ataque do duelo. Everton Cebolinha levou vantagem contra o lateral João Pedro e fez a bola chegar até Arrascaeta. O uruguaio finalizou cruzado para Gerson. Da pequena área, ele tocou por cima do gol. O time gremista respondeu com Villasanti de fora da área nas mãos do goleiro Rossi.

O Tricolor buscava se impor fisicamente e fechava espaços para o Rubro-Negro ser ofensivo. Arrascaeta, em falta, obrigou Grando a fazer boa defesa no canto. Aos poucos, mesmo sem inspiração, o ataque começou a encaixar lances. JP Galvão recebeu nas costas da defesa e cruzou para uma área vazia aos 17. Na sequência, ele cabeceou por cima do gol e arrancou um “Uh” da arquibancada.

Dentro do campo, os jogadores do Grêmio pareciam sentir a aflição das arquibancadas e do momento ruim. O medo de errar fazia os atletas optarem por lances mais simples e que ainda assim acabavam sendo equivocados. Sem pressionar, o Flamengo deixava o dono da casa com a bola e esperava para contragolpear.

A chance apareceu aos 42 e foi aproveitada. Galdino errou no ataque e os cariocas partiram rapidamente. Everton recebeu na ponta, passou por Geromel e chegou a ser desarmado por Villasanti dentro da área. No entanto, a bola sobrou para ele mesmo, que driblou o goleiro Grando e Kannemann e só empurrou para o gol vazio deixando os visitantes em vantagem.

Banco gremista muda o jogo

Renato voltou para o segundo tempo com Ferreira no lugar de Besozzi. Tite optou por Everton Ribeira na vaga de um amarelado Erick Pulgar. O Flamengo seguia com o controle do jogo e quase ampliou aos 12. O zagueiro Pablo levou a melhor pelo alto e Grando espalmou o que seria o segundo gol.

Tite colocou Bruno Henrique e Gabi nas vagas de Pedro e Everton Cebolinha aos 23. Cristaldo, André Henrique e Nathan Fernandes foram as opções gremista para reverter o cenário do confronto e mudar a postura em campo. Ao contrário do que indica a nominata, as alterações gremistas melhoraram a equipe e as cariocas pioraram. Bruno Henrique entregou uma bola no pé de Vilasanti. O paraguaio tabelou com Ferreira que cara a cara com Rossi só deslocou para igualar o escore aos 30.

Nathan Fernandes fez a virada acontecer em chute cruzado aos 35 minutos. Na pressão, André Henrique ampliou aos 40 minutos em mais uma boa jogada do paraguaio Villasanti. O Flamengo se lançou ao ataque e descontou de cabeça com Luiz Araújo. A pressão foi insuficiente e os três pontos ficam em Porto Alegre.

Brasileirão 2023 – 29ª rodada

Grêmio 3

Gabriel Grando; Bruno Alves, Pedro Geromel e Kannemann (Nathan Fernandes); João Pedro, Villasanti, Pepê e Reinaldo; Besozzi (Ferreira), Galdino (Cristaldo / Uvini) e JP Galvão (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi.

Flamengo 2

Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Everton Ribeiro), Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta (Luiz Araujo); Everton Cebolinha (Gabi) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Tite

Fonte: Correio do Povo