Bento Gonçalves

Sindilojas Bento reuniu mais de 100 pessoas para falar de vendas de final de ano

Encontro focado nas vendas pelo WhatsApp foi realizado no Cinema do Shopping Bento com Ricardo Lemos

Sindilojas Bento reuniu mais de 100 pessoas para falar de vendas de final de ano

O Sindilojas Bento reuniu profissionais do comércio varejista para falar de um tipo de venda que se torna a cada dia mais comum: pelo whatsap. Entretanto, o uso desta ferramenta ainda requer mais conhecimento e atenção por parte dos varejistas. A aceleração da transformação digital do varejo com a adoção de novos hábitos de consumo, mostrou que o aumento do comércio on-line não tem volta. Estas e outras questões foram apresentadas pelo Mestre em Administração e Negócios e professor em MBA de Gestão de Vendas, Ricardo Lemos na palestra ‘Chegou a hora de vender’, realizada na noite de segunda-feira, 23 de outubro, no Cinema do Shopping Bento. Cerca de 120 profissionais do comércio participaram do encontro que contou com o apoio do Sebrae RS.

Lemos destacou a importância de as marcas entenderem que as experiências de compra on-line, atualmente, são tão importantes quanto as da loja física, o que gera uma profunda transformação nas estratégias das empresas. “O WhatsApp se consolidou como uma ótima plataforma para venda, pois além de ter grupos, listas de transmissão e status, é um canal de conexão entre a marca e o cliente”. Segundo ele, o fechamento da venda está na primeira linha do texto enviado pelo WhatsApp. “Além de ter estratégia para escrever, também é preciso diminuir o tempo de resposta. É necessário técnica e linguagem persuasiva, pois cliente inseguro não compra”, ressalta.Sindilojas Bento

A palestra teve o propósito de mostrar o quanto o perfil comercial é importante e decisivo na hora da venda, aproximando lojistas e comerciários de dicas a serem utilizadas. O WhatsApp Business, por exemplo, foi amplamente abordado pelo palestrante. “É simples de usar, permitindo ter contato exclusivo para a empresa, com recursos valiosos que ajudam a vender como nunca”, garante. Com o perfil comercial é possível preencher informações, como a descrição da empresa, a área de atuação, o endereço e horário de atendimento, entre outros. Também é possível incluir um catálogo com fotos dos produtos, com valores e link para o site ou loja on-line.

O Sindilojas Bento é presidido por Gabriela Zanchet Jorge, que avaliou a  palestra como positiva, mostrando o quanto as vendas pelo WhatsApp despertam o interesse e o quanto os lojistas ainda precisam de treinamento. “Promover este treinamento em parceria com o Sebrae foi a forma que encontramos de ajudar nosso associado e o comerciário a compreender melhor a ferramenta, aprendendo a usar todos os recursos disponíveis. Pela grande adesão, nossa expectativa foi confirmada. Estamos muito felizes em ver que estamos ajudando o setor a vender mais”.

Ricardo Lemos também é especialista em Administração de Marketing, em Inovação e Difusão Tecnológica. Autor de livros de vendas, coach e produtor de Info Produtos, é Master Practitioner em Neurolinguística e consultor de Marketing e Vendas com mais de 955 empresas atendidas. Atua na área de vendas desde 1994 e há mais de 20 anos com treinamentos empresariais. É professor de MBA de Gestão de Vendas. Como palestrante, já passou por 24 estados proferindo palestras motivacionais, workshops e treinamentos nas áreas de empreendedorismo, comunicação, vendas, varejo, negociação e atendimento ao cliente e neurovendas. Realizou turnê de palestras no Japão.

 

Fotos: Conceitocom Brasil