Caxias do Sul

Nova reunião das forças de segurança realiza ajustes para operações mais assertivas nas saídas de festas em Caxias do Sul

O comandante do 12º BPM afirma que é preciso trabalhar em conjunto quando se fala em segurança pública

Nova reunião das forças de segurança realiza ajustes para operações mais assertivas nas saídas de festas em Caxias do Sul
Foto: Joel Arrojo/ Brigada Militar Divulgação


No início da tarde desta quinta-feira (19), uma nova reunião das forças de segurança ocorreu na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Caxias do Sul. O encontrou buscou realizar ajustes técnicos para otimização operações mais assertivas nas saídas de festas e em postos de combustíveis em Caxias do Sul.

Além da Brigada Militar (BM), a Polícia Civil, Guarda Municipal (GM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Tutelar, Bombeiros, Comando Rodoviário da Brigada Militar e as secretarias de Segurança, Trânsito e Urbanismo, participaram do encontro.

O comandante do BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas explicou que o objetivo do encontro foi avaliar ações mais assertivas em relação a postura dos órgãos, com o intuito de fazer uma atuação com mais efetividade. Ele pontuou que várias operações já foram realizadas e já apresentaram resultados positivos, mas que determinados pontos ainda apresentam dificuldade. Nesse sentido, apontou a necessidade de atuar em conjunto para combater as desordens nos finais de festas, venda de bebidas alcoólicas para menores, tráfico de drogas no entornos das casas noturnas, entre outras ocorrências.

O comandante lembra que cada instituição tem sua atribuição legal e uma complementa a outra. Afirma que é preciso trabalhar em conjunto quando se fala em segurança pública e transformar a força-tarefa em permanente no entorno das casas noturnas da cidade. Ele explica que como Caxias é muito grande e tem muitos estabelecimentos, não há condições de estar sempre presente. Contudo, destaca que a atuação mais assertiva irá conseguir definir alvos específicos e atuar fortemente nos primeiros alvos definidos, trabalhados em conjunto com o setor de inteligência.

A união dos órgãos de segurança do Município, Estado e União também foi ressaltada pelo secretário de Segurança Pública de Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva, presente no encontro. Ele ressaltou o objetivo também de reduzir a perturbação de sossego público.

Um primeiro encontro para somar forças e planejar as atuações ocorreu no dia 11 de outubro também na sede do Batalhão.

Foto: Joel Arrojo