Memória LEOUVE

Observatório Social de Bento Gonçalves inaugura sede e apresenta coordenadora

Observatório Social de Bento Gonçalves inaugura sede e apresenta coordenadora

O Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG) inaugurou sua sede e apresentou sua coordenadora na tarde da última segunda-feira, dia 10. Conforme plano de ação da instituição, ao final do primeiro trimestre de 2017, o espaço físico e a contratação de uma coordenadora estão definidos.

 

A sede do Observatório Social passa a funcionar junto a sala 108 do Bloco H do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi-UCS) espaço cedido pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), sem custos a OSBG.

 

As duas questões estavam entre as principais prioridades da diretoria, formada por uma comissão voluntária e presidida por Daniel Amadio para o primeiro trimestre do ano. O presidente demonstrou satisfação pelo espaço de trabalho da instituição “estamos muito satisfeitos, muito contentes com a chegada deste dia, foram quatro meses desde a fundação e precisávamos estruturar esse projeto. E com isso estamos mostrando e entregando para a comunidade um espaço onde acontecerão os trabalhos do observatório. Aqui se reunirá a imprensa, os voluntários, o corpo operacional, a diretoria, pra trabalhar em cima das contas do município”.

 

Gisele Guerra, graduada em Secretariado Executivo, desempenha a função de coordenadora da instituição desde o dia 1° de março. Ela passou por capacitação inicial de uma semana por meio do Observatório Social do Brasil, e deve passar por reciclagem periódica conforme demanda operacional. 

 

A coordenadora falou sobre o trabalho que desempenhará à frente da instituição “O observatório não é só uma questão burocrática de processos de licitações. Nós temos que pensar em toda a parte de cidadania fiscal e de todos os eventos que podemos promover em Bento Gonçalves pra que o cidadão tenha consciência de que tem que fazer parte desse movimento. Nós temos hoje bem claro pra nós que nosso trabalho não é fiscalizar e sim ajudar o poder público a verificar algumas coisas que podem estar erradas nas licitações do município”.

 

O atendimento do OSBG se dará de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h45min e das 13h às 17h30min. Entre os próximos passo da instituição está a contratação de um estagiário para auxiliar nas tarefas burocráticas e administrativas. Paralelo às atividades de estruturação da sede, a coordenadora dá início ao fomento da cidadania fiscal através de ações específicas como análise de licitações e acompanhamento de processos.