Memória LEOUVE

Setor industrial lidera retomada na geração de empregos em Caxias do Sul

Setor industrial lidera retomada na geração de empregos em Caxias do Sul

A geração de empregos começa a demonstrar indícios de recuperação em Caxias do Sul. Segundo dados da Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho divulgados pelo Caged em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no mês de fevereiro foram criados 1.245 novos postos de trabalho no município.

 

O crescimento de 0,83% sobre o total de empregos formais representa uma evolução superior a média geral do Rio Grande do Sul que teve acréscimo de apenas 0,42% no mesmo mês. A indústria foi o setor que liderou as contratações na cidade com 885 novos vínculos firmados.

 

Para o vice-presidente de Indústria da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Carlos Zignani, a criação de novos postos de trabalho sinalizam uma melhora na economia.

 

“Nós acreditamos que o início da volta do crescimento econômico na cidade esteja no linear”, avalia.

 

O setor de serviços foi responsável pela abertura de 203 empregos. A vice-presidente de Serviços da  CIC, Shirlei Omizzolo, explica que o crescimento da indústria impulsiona outros setores como por exemplo o de serviços.

 

“A indústria teve uma melhora e consequentemente a área dos serviços também acaba melhorando. Falta bastante ainda para a gente recuperar o nível de empregos que nós tínhamos, mas a gente está aos pouquinhos crescendo”, comenta.

 

A agropecuária e a construção civil vieram logo na sequência com 76 e 61 novas contratações respectivamente no mês de fevereiro.