Memória LEOUVE

Prefeitura, polícia e empresariado buscam soluções para a segurança de Bento

Prefeitura, polícia e empresariado buscam soluções para a segurança de Bento

Projetar ações e conhecer o que há de mais moderno no setor da segurança pública. Este foi o objetivo da viagem de uma comitiva formada por autoridades municipais e membros da segurança pública de Bento Gonçalves para o maior e mais importante evento de defesa da América-Latina, a LAAD Defesa e Segurança 2017, no Riocentro, Rio de Janeiro. A força-tarefa capitaneada pelo vice-prefeito de Bento Gonçalves Aido Bertuol, o tenente-coronel e Secretário Municipal de Segurança, José Paulo Iahnke Marinho; o coronel Andreis Silvio Dal’Lago; o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), tenente-coronel Glauco Alexandre Braga; o major Álvaro Martinelli; o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli, e o presidente do Consepro, Elton Gialdi, visitaram estandes para conhecer e analisar o que poderia ser utilizado como instrumento de proteção dos cidadãos bento-gonçalvenses.

 

A feira que iniciou na terça-feira, dia 4 e segue até hoje, sexta-feira, dia 7, reúne os principais representantes do setor e com mais de 600 marcas expositoras nas mais diversas áreas como engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munição e armamento e sistemas e soluções com o que existe de mais moderno no mundo.A feira reúne autoridades e adidos militares de quase todos os países e, por isso, é uma excelente oportunidade de negócios, parcerias e acordos bilaterais.

 

Conforme Bertuol, uma das novidades que mais chamaram a atenção do grupo foi um software que permite reconhecer infratores facilmente e placas de carros furtados. Aliado às câmeras de vigilância, esse recurso é uma alternativa que pode agregar muito mais agilidade e eficiência às ações policiais.  De acordo com o vice-prefeito de Bento, a interlocução, principalmente com as empresas que fornecem as mais modernas tecnologias para os municípios nas ações de vídeo-monitoramento, "é de suma importância para o início das atividades de cercamento eletrônico e implementação do centro de comando e controle em Bento Gonçalves", afirmou.

 

O encontro permitiu, também, alinhar prioridades e ações estratégicas integradas para implantação de projetos em Bento Gonçalves. “Um dos pontos mais representativos dessa visita foi evidenciar a importância da formação de uma aliança entre todos os envolvidos com as práticas de segurança no município – sejam elas inciativa pública ou privada. É fundamental, neste momento em que a criminalidade, em suas diversas formas, toma proporções crescentes, unirmos forças em busca de soluções práticas. Não podemos simplesmente adotar uma postura passiva e ficar à espera de resoluções. Precisamos, sim, trabalhar para que elas realmente sejam aplicadas, pelo bem de todos. Esse compromisso ficou solidamente firmado pela comitiva durante a visita a LAAD”, conta o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli.