Caxias do Sul

Associação promove atividades alusivas a Semana da Língua Italiana, em Caxias do Sul

Avergs preparou semana voltada à cultura italiana e, no domingo (22), almoço na Comunidade de São Romédio

Associação promove atividades alusivas a Semana da Língua Italiana, em Caxias do Sul
(Foto: Reprodução)

Nesta semana (16 a 22 de outubro), é celebrada a 23ª Semana da Língua Italiana no Mundo. Em Caxias do Sul, um dos berços imigratórios do país da bota, a Associação Vêneta do Estado do Rio Grande do Sul (Avergs) promove uma programação especial.

Fundada há quase 35 anos, a entidade, sem fins lucrativos e de cunho social, trabalha com a difusão da língua, ministrando cursos para crianças, adolescentes e adultos que querem mergulhar na cultura italiana. Além disso, aplica cursos preparatórios para a prova CELI, sendo a única da região que tem a autorização para aplicar a prova para quem busca a cidadania italiana através do matrimônio e para quem deseja fazer um mestrado ou doutorado na Itália.

“Preparamos uma semana em que a história da língua e tudo o que gira em torno dela será trabalhado em sala de aula com os alunos das diferentes turmas que oferecemos”, garante a presidente da associação, Andréia Belusso.

O evento mais importante ficará para o encerramento, no domingo (22). Segundo Andréia, será feito um almoço festivo no salão da Igreja de São Romédio, bairro Panazzolo, em Caxias. A reunião terá a presença de pessoas ligadas à entidades italianas como a presidente do Comites-RS, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre e de autoridades locais.

Atrações e exposições também devem movimentar os descendentes e apaixonados pela cultura italiana. Aberto ao público, os ingressos custam R$ 90,00 para adultos e R$ 45,00 para crianças até 12 anos. É possível adquirir as entradas em contato com a associação, ou na hora.

“Faremos um almoço festivo com apresentação de poesia e música pelas nossas alunas, e a exposição de trabalhos dos nossos alunos sobre a língua italiana, principalmente sobre Dante Alighieri, que é o pai da língua italiana”, adianta a presidente da Avergs.

A associação também está mobilizada na preparação dos festejos de 150 anos da chegada dos italianos à região, com diversas homenagens. Para Andréia Belusso, a língua é o que mais aproxima as pessoas das raízes italianas e antepassados.

“A forma como cada descendente fala as variações de língua italiana aqui no Brasil, principalmente na nossa região, conhecido como dialeto e reconhecida como Talian, nos torna parte da história que os nossos antepassados escreveram”, reflete ela.

A difusão da língua favorece a preservação cultural e oferece conexões e oportunidades, na ótica da presidente da Avergs.

“Às vésperas dos 150 anos da imigração italiana, é indispensável que saibamos que a língua é importante para a preservação cultural, mantendo vivas as tradições, histórias, valores e fortalecimento da comunidade”, finaliza.

Card: Avergs/divulgação

Settimana Della Lingua Italiana’

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) também embarca na iniciativa, e sedia de 16 a 25 de outubro a 23ª Settimana Della Lingua Italiana, com debates, palestras, apresentações culturais e atividades gastronômicas.

O evento resulta de uma parceria entre o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, o Consulado Honorário de Caxias do Sul e a UCS, por meio da Área de Conhecimento de Humanidades e do programa UCS Línguas Estrangeiras.

As atividades são gratuitas e voltadas a toda a comunidade mediante inscrição prévia. As vagas são limitadas. Confira a programação completa.