Últimas notícias

Festa da Criança reuniu cerca de 18 mil pessoas, em Caxias do Sul

Evento lotou a rua Plácido de Castro com diversas atividades e brincadeiras voltadas para meninos e meninas

Festa da Criança reuniu cerca de 18 mil pessoas, em Caxias do Sul
Festa da Criança reuniu cerca de 18 mil pessoas, em Caxias do Sul

Brincar e se divertir é um programa imperdível em um dia ensolarado, típico de primavera, como cerca de 18 mil pessoas, em especial meninos e meninas, provaram no sábado (14/10). A galerinha, acompanhada de pai, mãe, tia, avós e outros responsáveis, curtiu as diversas atrações e atividades que fizeram parte da edição 2023 da Festa da Criança, promovida pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Transferido do dia 12/10, em função das condições climáticas, para o final de semana, o evento conseguiu cumprir o objetivo de oferecer muita alegria e lotar de sorrisos toda a extensão da rua Plácido de Castro, no bairro Exposição.

A pequena Marina, sete anos, por exemplo, e a mana, Aurora, quatro, tiveram que esperar, ansiosas, a permissão da mãe, a professora Letícia Marenzi, para descer do apartamento do avô, que mora justamente na Plácido, para poder ir aproveitar a cama elástica instalada bem na frente do prédio. O brinquedo foi uma das 10 atrações que fizeram parte da Proconlândia, um mini reino de infláveis. Mas, pela satisfação no rosto das duas, valeu a pena esperar para ir para festa.

“A Marina ama cama elástica, né filha?!”, perguntou a mãe, vendo a menina correndo para o final da fila para aproveitar novamente o brinquedo.

Por falar em aproveitar, Luan Pedro, 13, não sabia o que tinha sido mais divertido, montar no touro mecânico ou ver a irmã, Letícia Ester, 12, em sua tentativa de se equilibrar sobre o bichano motorizado.

“É difícil subir e ficar lá em cima. Até o braço dói de tentar segurar a corda”, explicou o garoto, emendando a fala em uma gargalhada ao ver a irmã ser lançada do touro para a estrutura inflável. Letícia bem que fez esforço, tentou escutar a orientação da mãe, a dona de casa Lourdes Scotti, para deixar de abraçar o pescoço da montaria e segurar na corda, mas não deu. O corcovear do brinquedo foi forte, a fez desmontar, mas uma boa risada garantiu que ela se divertiu bastante.

Para poder curtir nos brinquedos, a criançada precisava ganhar a cédulas de Economis (dinheirinho de mentira), participando das atividades e oficinas. Trabalhinhos educativos e agradáveis ao mesmo tempo. Como conhecer o funcionamento de uma ambulância do Samu, com direito a ligar, rapidinho, a sirene. Ou participar de corridas de carrinhos de papelão promovidas pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade, sempre parando na faixa de pedestre para a princesa poder atravessar em segurança. Ou ainda testar a memória nos jogos propostos na barraca da Codeca. Entre muitas outras opções.

Aliás, importante destacar a participação das diversas secretarias e autarquias da administração municipal nesta edição da Festa da Criança promovendo alegria e divertimento para a gurizada com ações e tarefas alusivas às suas determinadas áreas: secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Cultura (SMC), Desenvolvimento e Inovação (SDEI), Educação (SMED), Esporte e Lazer (Smel), Meio Ambiente (Semma), Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Saúde (SMS), Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) e Turismo (SEMTUR), além de Procon, Guarda Municipal, Ipam, Samae, Codeca, Festa da Uva e Samu.