Memória LEOUVE

Cemitério de Flores é denunciado por descarte irregular de material funerário

Cemitério de Flores é denunciado por descarte irregular de material funerário

O Cemitério Municipal de Flores da Cunha está sendo alvo de denúncia em relação ao descarte inadequado de material funerário. Conforme informações de uma vizinha do local, ao Portal Leouve, durante o fim de semana e as vezes também durante a semana, é comum aparecerem caixões jogados ao lado da parte nova do cemitério.

 

Na tarde desta segunda-feira, dia 3, o Portal Leouve recebeu as imagens de uma leitora que esteve no local, no fim de semana e flagrou o descaso dentro do cemitério.

 

Volta e meia os caixões são queimados a céu aberto. Sempre que tem exumação, eles fazem isso. Ou deixam os caixões ali jogados para todo mundo ver. Até pedaço de cadáver em um caixão havia esses dias”, conta.

 

A reportagem do Portal Leouve procurou a diretoria do Cemitério Municipal de Flores da Cunha, que respondeu com uma nota alegando que o cemitério público de Flores da Cunha conta com o profissional que trabalha na manutenção apenas de segunda a sexta-feira.

 

De acordo com as informações repassadas pela assessoria de imprensa do município, o mesmo funcionário também auxilia a comunidade para a destinação correta do lixo, como restos de flores e coroas.

 

A nota também diz que em diversos casos ocorre a queima dos restos em tonéis que ficam espalhados pelo cemitério, e que logo após ocorre a destinação correta em contêineres.


Quanto aos problemas de descarte nos finais de semana, a explicação é que as famílias contratam profissionais que acabam jogando os materiais de forma irregular nas proximidades do cemitério, e como o município não dispõem de serviço 24 horas no local, ficaria difícil impedir a repetição do fato.

 

 

A nota ainda salienta que, “Todos os casos são investigados e os responsáveis são notificados a realizar a destinação correta. A prefeitura fica à disposição da comunidade para qualquer esclarecimento, ou também denúncias em relação a qualquer problema de destinação de lixo, através do telefone 3292.1722”, encerra.