Comportamento

Banda Santa Cecília de Nova Pádua celebra 110 anos com Baile Retrô

No dia 21 de outubro, às 20h, o Salão Paroquial de Nova Pádua terá uma grande festa

Banda Santa Cecília
Banda Santa Cecília

Em comemoração aos 110 anos da Banda Santa Cecília, no dia 21 de outubro, às 20h, o Salão Paroquial de Nova Pádua terá uma grande festa. O local terá um clima de máquina do tempo levando os participantes de volta à era dourada da música e da moda. Na oportunidade, a festividade terá uma janta seguida pelo baile animado pela banda Pacific 22.

O líder da banda Pacific 22 é neto dos fundadores e filho de integrantes da Banda Santa Cecília. Ele traz consigo uma paixão única pela música, enraizada na tradição de sua família.

Conforme a organização do evento, o traje é opcional. Mas, a orientação é usar trajes retrô ou modernos. O objetivo da atividade é que os participantes dancem  e se divirtam ao som dos clássicos que marcaram época.

Os ingressos para o evento custam R$100. Os interessado podem entrar em contato com banda (54) 8119-5204 ou pelas redes sociais. O ingresso é liberado para crianças de até 6 anos, e até 12 é meia-entrada.

Um pouco da história da Banda Santa Cecília

Em 1913, em frente à Igreja Matriz do então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje Nova Pádua, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação com canções italianas. Na ocasião, sob a regência do maestro Alvize Parize. A Banda iniciou em 20 de abril de 1913 por imigrantes italianos, com o auxílio da Paróquia, para alegrar com sua música aqueles primeiros imigrantes que aqui chegaram para desbravar estas terras brasileiras, por meio das músicas que lembram da velha pátria Itália, e os entes queridos que lá deixaram.

É uma Banda formada em sua maioria por músicos agricultores autodidatas, que doam seu tempo e disponibilidade para manter vivas as canções, línguas e tradições de nossos antepassados.

A Banda nasceu em Caxias, quando Nova Pádua era o quarto distrito daquele município. Mais tarde com a emancipação, passou a pertencer a Nova Trento, hoje Flores da Cunha, e sempre com sede em Nova Pádua, onde está até hoje, mantendo-se nestes 110 anos em atividade de forma ininterrupta.