Memória LEOUVE

Operação desmantela quadrilha de roubo de veículos que atuava em 10 estados

Operação desmantela quadrilha de roubo de veículos que atuava em 10 estados

A Operação Macchina Nostra, coordenada pelo Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), desarticulou uma quadrilha envolvida em roubos de veículos com atuação no Rio Grande do Sul e outros nove estados do Brasil. Foram 24 prisões em todo o estado, Em Caxias do Sul, quatro pessoas foram presas. De acordo com a polícia, cinco suspeitos seguem foragidos.

 

Participaram da ação quatro equipes da Polícia Civil, com agentes de todas as delegacias (Defrec, DHD, DPCA, 1ª, 2ª e 3ª DP, além da Deam). Em Caxias do Sul, os quatro suspeitos foram presos em cumprimento de mandados relativos à investigação, e foram detidos nos bairros Santa Fé, Kayser, São Cristovão (região de Ana Rech) e Serrano.

 

Além disso, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, com um revólver calibre 38. Em uma residência no bairro Kayser, a polícia encontrou uma espingarda calibre 12 artesanal, uma pistola calibre 380, munições e cerca de R$ 30 mil reais em dinheiro.

 

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia onde serão ouvidos e posteriormente conduzidos ao sistema prisional. As investigações referentes a operação seguem.

 

Desdobramentos 

 

A Operação Macchina Nostra, ainda cumpriu 53 mandados judiciais, sendo 23 de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 24 de busca e apreensão. A quadrilha operava de seguinte forma, os veículos eram roubados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, e eram repassados também para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. De acordo com as investigações, existiam até metas para que fossem roubados de cinco a dez carros por dia em Porto Alegre. 

 

Ainda segundo à Polícia Civil, o grupo movimentou cerca de R$ 6 milhões desde outubro de 2015, sendo responsável pelo roubo de 1,5 mil veículos na Capital e região metropolitana.