Memória LEOUVE

A 'Síndrome do domingo à noite'

A 'Síndrome do domingo à noite'

Fato é que o ser humano tem enormes dificuldades com finais. Seja ele um vínculo de trabalho, relacionamentos, finais de ano… Os finais de ciclos, são algo que de alguma forma tende a deixar algum pseudo ‘trauma’, que faz com que as pessoas tenham problemas em lidar com eles. Tudo, na verdade, uma questão de hábito. Tudo uma questão de antigas experiências, algumas delas gravadas em nosso subconsciente que fazem com que não enfrentemos com naturalidade os términos de alguma coisa, e até mesmo, finais de semana…

Quem não tem um pouquinho de ‘tédio’, tristeza, ou até um desânimo quando chega o final do domingo??? É o que eu chamo de ‘Síndrome do Domingo à noite’…

O final de um determinado período e o início de outro, este ‘choque’ de realidades, de começar tudo de novo, coloca uma certa dose de expectativa que não raramente, nos coloca em uma situação de dúvidas, de medo do que vem a seguir…

O tradicional balanço do que aconteceu combinado com todas estas expectativas do que virá, transforma os finais de domingo como algo ‘deprimente’ ou até ‘desmotivador’…

Por algum tempo eu sofri desta ‘síndrome’. Mas tudo vinha aliado ao um emprego que eu não gostava, e ao contrário do que acontece muitas vezes, a falta de expectativa do que teria pra viver, me deixava neste estado de tristeza, até…

Lembro que quando era criança/adolescente, havia um personagem do Chico Anysio que encerrava o programa ‘Fantástico’ da TV Globo’ que meu pai adorava assistir. Não sei porque qual motivo, mas ouvir a voz que ele fazia, a forma como ele falava me dava ‘medo'(!?!?!), me passava algo tão ruim, um sentimento de prenúncio de alguma coisa ruim… Não sei explicar. Mas não gostava, e aquilo, me deixava ‘pra baixo’ no final do domingo…

Na verdade, tudo isso é uma questão de nos habituarmos com o novo. Aliás, de ressignificar este tom de ‘FIM’ que o domingo passa…

Obviamente, os domingos geralmente são dias de reuniões em família, o tradicional churrasco, o dia do chimarrão em praças, na beira do rio, na beira do mar, dia de encontros, de ver amigos, de dormir até mais tarde para alguns, enfim, existem até músicas que marcam este dia da semana, que ao contrário do que parece, não é o último, mas o primeiro dia da semana…

Quem não conhece ou não cantou: "Prefiro estar aqui, te perturbando, domingo de manhãaaa…" ou "Domingo, quero te encontrar e desabafar todo o meu sofrer…" Tem inainda o clássico ‘Um dia de domingo" de Michael Sullivan… "Faz de conta que ainda é cedo…" Enfim, o domingo não é tão ruim assim, gente…

Vamos pensar que o domingo é o dia da semana que precede nova vida. Uma nova página. Uma nova oportunidade de começar tudo de novo. De escrever a nossa história. Uma oportunidade de fazer tudo aquilo que naqueles momentos de reflexão do descanso do… DOMINGO vieram em nossa mente, diretamente de nossos corações…

Pensemos que o domingo é um de viver a nossa vida da melhor forma possível, que o final dele representa algo único: Que você está aqui. VIVO! Pronto pra recomeçar. Ao invés de lamentar o dia de descanso que termina, tente pensar na semana que começa novinha para fazermos acontecer em nossa existência…

Lembre-se sempre deste exercício: E se amanhã você só tivesse aquilo que agradeceu hoje??? Iria receber as lamentações do fim de domingo? Ou a fé e a confiança de uma grande segunda-feira que começa???

Sem essa de "Síndrome do domingo à noite"… Ela até pode existir ou ter existido, mas precisa urgentemente passar a ser apenas um ‘mola’ propulsora para novos objetivos, novos sonhos e um reinício na sua vida…

Imagine… Amanhã, ao acordar, você terá uma semana inteirinha pra viver sua vida… Pra trabalhar, pra amar, pra crescer, aprender, ensinar e deixar a sua marca neste mundo…

Um grande final de domingo à todos e uma grande semana pela frente!!!