Memória LEOUVE

Nova greve: médicos do SUS param por cinco dias na próxima semana em Caxias

Nova greve: médicos do SUS param por cinco dias na próxima semana em Caxias

Os médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul, vão paralisar mais uma vez os atendimentos a partir da próxima segunda-feira, dia 20. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, dia 15, após a realização de uma assembleia da categoria. 

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei dos Santos, os profissionais optaram por paralisar por mais cinco dias. Segundo ele, um novo ofício encaminhado pela prefeitura, assinado por Daniel Guerra (PRB), não teve nenhuma novidade em relação ao que já havia sido apresentado.

 

“Nós fizemos uma assembleia e recebemos um documento do prefeito, que não chega a ser uma proposta porque não traz novidade em relação a remuneração, reajuste de salário, incorporação da parcela autônoma e, em razão disso, de não ter abertura de negociação concreta, se decidiu por fazer cinco dias de paralisação a partir da segunda-feira, dia 20”.

 

 

Conforme Marlonei, serão mantidos apenas os atendimentos no Postão 24h, para urgências e emergências, sendo que casos simples não serão atendidos. 

 

“Somente urgências e emergências. Casos simples não serão atendidos e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) o não comparecimento, com exceção de alguns médicos que trabalham no Programa de Saúde da Família, Mais Médicos, Provab…A gente calcula uma paralisação de 70% do contingente médio nas UBS”.

 

O presidente do Sindicato ressalta que a greve não é uma resposta ao anúncio do município, feito ontem, da contratação de trinta médicos.

 

“Esses trinta médicos é um anúncio deles. Acredito que nem 20 vão aderir esse chamamento. Aliás, vários foram contatados e não quiseram assumir. Problema que no CES (Centro Especializado em Saúde), foram oito exonerações e de difícil reposição. (Otorrinolaringologista, Proctologista, dois Ortopedistas, Reumatologista, médica que reduziu carga horária…), peças de difícil reposição, certamente não conseguirão. Se houver uma proposta, um acordo, vamos incentivar para que voltem.”

 

Na segunda-feira, dia 20, os funcionários da Visate também vão paralisar as atividades.