Memória LEOUVE

Prefeito de Bento anuncia plano de concessões e parcerias a empresários

Prefeito de Bento anuncia plano de concessões e parcerias a empresários

Um governo de parcerias com a iniciativa privada. Esta poderá ser a marca a ser implementada no segundo mandato de Guilherme Pasin na prefeitura de Bento Gonçalves, caso sejam concretizadas as propostas para a definição de parcerias público privadas, contratos de terceirização e concessões apresentadas pelo prefeito na noite desta segunda-feira, dia 13, durante palestra a cerca de 150 empresários no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC).

 

Pasin revelou que acredita que a definição de um marco legal vai garantir a tranquilidade necessária para que os interessados apareçam em cada uma das modalidades a serem implementadas pelo poder público, e que cabe à administração fiscalizar a execução dos serviços.

 

O prefeito anunciou que um Conselho de Gestão e Parcerias Estratégicas deverá ser criado para debater, construir e encaminhar parcerias.

 

Ele acredita que a definição de modelos de participação da iniciativa privada na gestão pode ser um caminho para atender o constante aumento na demanda por serviços públicos. "Entendemos que a iniciativa privada é, direta e indiretamente, fundamental para melhoria de nossa cidade. E esse clima, de parceria, onde o governo apoia os empreendedores e os empreendedores aceitam ser os agentes de transformação de nossa sociedade, é algo que resgatamos e queremos reconstruir", disse.

 

Entre as propostas do governo, estão a possibilidade de estabelecer parcerias para a gestão de serviços públicos, como a manutenção de praças e equipamentos e a iluminação pública, por exemplo. Nessa possibilidade, o prefeito acredita que pode se enquadrar a manutenção dos cemitérios, do ginásio municipal e do estádio da Montanha.

 

O prefeito anunciou também a intenção de estabelecer parcerias com a iniciativa privada para a construção do centro administrativo, que, segundo ele, deve ser encaminhada ainda este ano e pode contar com a permuta por imóveis do município, e a instalação de uma usina de geração de energia a partir do lixo.

 

Novas terceirizações também estão sendo planejadas pelo governo Pasin. Uma das possibilidades é que serviços de saúde, como o atendimento móvel de urgência, possa ser gerido pela iniciativa privada.

 

As concessões públicas também estão no horizonte da administração de Bento Gonçalves para os próximos anos. Nesse modelo, a administração trabalha com a exploração publicitária de locais como as paradas de ônibus, lixeiras e placas, a implantação de serviços de alimentação em locais públicos como praças e a instalação de pontos de serviço e paradouros nas rotas turísticas.

 

 

Além disso, o prefeito não descartou estudar novas propostas para a concessão privada dos serviços de água e esgoto na cidade, uma vez que o contrato com a Corsan apresenta problemas de execução e foi alvo de uma ação na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) apara garantir o cumprimento das condições estabelecidas.

 

 

Pasin afirmou que pretende encaminhar uma solução para o impasse. “Se for necessário, buscamos uma readequação”, garantiu.