Caxias do Sul

Agenda+ UBS, em Caxias do Sul, supera 5 mil consultas agendadas em dois meses

O Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto, e tem o intuito de reduzir filas de atendimento presenciais

Agenda+ UBS, em Caxias do Sul, supera 5 mil consultas agendadas em dois meses
Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias do Sul/divulgação

Ao completar dois meses de operação, a nova central de marcação de consultas por telefone e WhatsApp da Prefeitura de Caxias do Sul atingiu a marca de 5 mil consultas já marcadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atualmente fazem parte do sistema. A ferramenta funciona como alternativa aos usuários, com o objetivo de reduzir as filas de atendimento.

O Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto. Além de concentrar os agendamentos, a central qualifica o contato com o usuário, uma vez que realiza toda a conferência do cadastro, necessário para eventual contato posterior e também para a manutenção dos dados do Cartão SUS. Antes de abrir essa central, o Município testou o agendamento on-line, por meio do site, experiência que não se mostrou eficaz.

Até o momento, sete Unidades fazem parte do Agenda+UBS: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras devem ser incluídas gradativamente, até que todas tenham as marcações de consultas concentradas na central. Mais uma UBS contemplada será anunciada nas próximas semanas.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou o compromisso, assumido em plano de governo, de melhorar a saúde por meio da Atenção Primária. “Nossa Administração estava determinada a fazer uma mudança positiva, de trazer novas formas de facilitar o acesso à saúde […]. São 5 mil pessoas que não precisaram mais enfrentar filas, debaixo de mau tempo, principalmente”, declarou o chefe do executivo.

Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros).  O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

Como funciona o Agenda+UBS

  • Quais UBSs já estão contempladas?

Usuários das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras UBSs serão contempladas gradativamente.

  • Como agendar?

– (54) 99916-0580 (apenas mensagem de texto via WhatsApp – não são aceitas mensagens via SMS nem ligações)

IMPORTANTE: o usuário deve enviar a mensagem e aguardar o contato do atendente, pois as mensagens são respondidas por ordem de chegada da última mensagem enviada pela pessoa.

– (54) 3290-4485, 3290-4486 e 3290-4514 (para ligações)

  • Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.

  • Em que situações posso agendar consulta?

– Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)

– Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

  • Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

  • Qual o horário de atendimento da central?

Das 9h às 16h, somente por WhatsApp (mensagem de texto) ou ligação nos telefones fixos.

  • É preciso ser morador de Caxias?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

  • O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.