Encontro para tratar sobre o projeto de construção do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha foi promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na manhã desta sexta-feira (29). Chamado de “Do projeto ao primeiro voo”, o painel contou com a participação de diversas autoridades da cidade e da região, entre elas, senador Luis Carlos Heinze e do secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. Já a medição foi realizada elo presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Daniel Bampi.
O intuito do encontro foi de atualizar os participantes sobre as atuais etapas de implantação do projeto e sobre quais os próximos passos para o início e conclusão do empreendimento a ser construído no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul.
Os acessos rodoviários que farão a ligação ao novo aeroporto também foram abordados na oportunidade. Nesse sentido, Costella lembrou que nos próximos dias deve ser encaminhado estudo para contratação do Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) para que se tenha a expectativa da dimensão do recursos e para saber qual o trajeto que será aprovado ou dimensionado ligando a região ao futuro Aeroporto. O secretário apontou ser importante que obras andem juntas com o aeroporto. Afirma que nada adianta ter um sem o outro. Ressaltou ainda a necessidade de juntas esforços públicos e, inclusive com a iniciativa privada.
“O governador Eduardo Leite tem dito que se necessário o Estado vai investir para se ter o Aeroporto Regional. Contudo, tem que ter a convicção que se tem orçamento para o projeto para que as obras andem em paralelo. Não é por causa dos acessos que o Aeroporto não sai”, garantiu o secretário.
Por sua vez, o senador Heinze pontuo a necessidade do projeto ser concluído. Com que nova etapa está sendo finalizada junto a empresa de Florianópolis contratada pela Prefeitura de Caxias. Com o documento, ele explica que é possível trabalhar o valor junto ao orçamento do próximo ano.
“Com a atualização do novo orçamento, propus aqui somar forças dos senadores gaúchos, com deputados federais da região e a bancada estadual e, assim, chegar ao governo federal e garantir os recursos”, esclareceu ele.
Ao fim do painel, o evento abriu o microfone para perguntas e colocações do público presente. A união da região em torno do projeto foi destacada por todos.