Memória LEOUVE

Erro no sistema faz prefeitura de Farroupilha reavaliar valores do IPTU

Erro no sistema faz prefeitura de Farroupilha reavaliar valores do IPTU

A Prefeitura de Farroupilha informou nesta sexta-feira-, dia 3, que uma falha no sistema, resultou em 400 cálculos errados no valor do IPTU. Conforme a secretária de Finanças, o problema aconteceu nas áreas de terra não urbanizadas ou loteadas, as chamadas glebas.

 

Conforme o Secretário de Finanças, Benami Spilki, o problema é decorrente de um erro no sistema informatizado que gerou as cobranças, e por conta disso, cerca de 400 carnês, serão gerados novamente. 

 

"Houve sim um equívoco em relação ao cálculo dos valores de IPTU relativo às áreas de terra não urbanizadas ou loteadas, as chamadas glebas. Esta situação ocorreu por uma questão técnica do sistema informatizado. Em 2016, o número cadastral das glebas foi alterado no sistema, no momento que foi gerado o IPTU de 2017 o sistema buscou o valor teoricamente cobrado no ano anterior para estabelecer o reajuste conforme o limite estabelecido, respeitando a defasagem histórica. Dessa forma, o programa não encontrou nenhum valor tributado no exercício de 2016, pois houve esta mudança. Portanto, o programa entendeu que não havia sido cobrado IPTU no ano anterior. Mas a população pode ficar tranquila que o erro é nosso e estamos corrigindo”, destacou. 

 

De acordo com o secretário este problema é referente apenas às glebas, ou seja, os demais casos permanecem como estão. "Os demais casos fica normal, o valor percentual talvez esteja até um pouco alto, mas como o valor estava muito defasado na questão de dinheiro o valor que alterou não é muito", afirmou. 

 

Ainda de acordo com Benami, para saber se seu imóvel é uma gleba ou não, o contribuinte pode procurar no carnê o número de lote e a quadra. Se essas informações não constarem, significa que o terreno ainda não é urbanizado ou loteado e, portanto, pode ocorrer a revisão do valor.

 

O vencimento da primeira parcela ou cota única é 20 de março. O contribuinte que estiver em dia com os tributos municipais e efetivar o pagamento em parcela única recebe desconto de até 17%. O imposto pode ser parcelado em até seis vezes.