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Cheias afetam 93% das empresas do Vale do Taquari

Levantamento foi realizado com 1.301 empreendimentos na região

Cheias afetam 93% das empresas do Vale do Taquari

O gabinete itinerante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) – formado pela Junta Comercial do Estado (JucisRS), vinculada à Sedec, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS) – apresentou, nesta quarta-feira (27), um diagnóstico das perdas causadas pelas cheias no Vale do Taquari.

O levantamento foi realizado com 1.301 empresas, distribuídas em onze municípios da região e identificou que 93% foram afetadas diretamente pelos efeitos do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro.

Os municípios que receberam a pesquisa foram: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro Do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Taquari e Venâncio Aires. Dados mostram que as estimativas de perdas das empresas ficam, em sua maioria, em até 50% (41% dos casos), mas 23% delas tiveram perda total de seus maquinários e estoques. Calcula-se que o valor perdido entre as companhias que responderam à pesquisa supera os R$ 420 milhões, sendo os prejuízos mais expressivos no setor da indústria.

Das empresas que responderam à pesquisa, 75% não possuíam nenhum tipo de seguro e 86% não são adeptas do Juro Zero – programa do governo do Estado que, por meio da Sedec e dos bancos vinculados, subsidia juros de financiamentos para investimentos. Além disso, somente 32% das empresas já retomaram as atividades, enquanto 16% não têm previsão de quando isso ocorrerá.

Estratégias
A partir do levantamento, a Sedec se reunirá com os bancos para buscar soluções financeiras a fim de auxiliar as empresas. “Vamos fazer a mediação com os bancos vinculados à Sedec. É um processo trabalhoso, mas com o apoio do governo do Estado, faremos todo o possível para recuperar essas empresas da maneira mais célere”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Além de contribuir com o levantamento, o Sebrae RS mobilizou sua estrutura operacional desde a primeira semana do mês de setembro – período no qual a região enfrentou o ciclone, colocando seus canais de relacionamento à disposição da população. O telefone 0800 570 0800 e o WhatsApp (51) 3216-5000 permanecem em funcionamento para o atendimento de todos que buscam auxílio e orientação.

“Tanto do ponto de vista social quanto econômico, a retomada da normalidade da nossa região se dará de forma gradual. Em um primeiro momento, cuidando das pessoas diretamente impactadas. E, a partir de agora, fomentando políticas e ações que permitam que o trabalho, o emprego e a renda possam voltar aos patamares normais”, explica a gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein. “Faremos isso em sinergia com os parceiros e entidades que compõem o nosso ecossistema empreendedor. E, principalmente, com a comunidade que tão bem nos acolhe.”

Fonte: Correio do Povo