Caxias do Sul

Eleições do Conselho Tutelar ocorre no próximo domingo (01) em Caxias do Sul

Para facilitar o deslocamento dos eleitores, haverá passe livre no transporte coletivo urbano

(Foto: Anete Lusina/Pexels)
(Foto: Anete Lusina/Pexels)

Caxias do Sul conhecerá os novos conselheiros tutelares no próximo domingo (01) por meio de voto popular. O pleito conta com 23 candidatos e é organizado e conduzido de maneira totalmente autônoma pela Comissão Eleitoral, formada e presidida por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). A participação para a votação é facultativa, ou seja, o cidadão pode optar por votar ou não. Além disso, haverá passe livre para facilitar o deslocamento dos eleitores.

As eleições para eleger os conselheiros tutelares ocorrem a cada quatro anos, e para participar, o eleitor precisa estar com o título regularizado até o dia 03 de julho. A diferença entre as eleições para o Conselho Tutelar das nacionais e estaduais é o modo como é realizada, sendo facultativa, onde todo e qualquer leitor pode participar.

Conforme a presidente do COMDICA, Ana Maria Franchi Pincolini, alguns pontos podem ser exigidos, pois, embora as eleições sejam unificadas, cada município pode ter sua lei para organização das demandas. “Cada município pode ter sua lei, regrando algumas questões. Por exemplo: pode se exigir uma prova, caso da lei de conhecimentos para trabalhar nessa área afinal, o conselheiro tutelar ele vai trabalhar com a questão da criança e do adolescente, com a defesa de direitos de criança e adolescente. Então, é exigido diferente de um político, por exemplo, no caso de conselheiro tutelar é exigida uma experiência prévia de atuação com criança e adolescente, com a área da infância e juventude, é exigida a participação em um curso preparatório em que, na verdade, ele vai conhecer o que são as funções do conselho tutelar e basicamente conhecer a rede, na qual a rede do sistema de garantia de direitos. Então, obrigatória participação nesse curso, é obrigatório comprovar a experiência e obrigatória participação nesse curso preparatório que fala sobre a rede”.

Além disso, um passo importante para um conselheiro é a realização da prova de conhecimentos necessários para o cargo, na qual possui conhecimentos específicos sobre legislação da infância e juventude, informática e português, sendo esta aplicada em Caxias do Sul. Após a prova, os candidatos que continuam no processo são submetidos à avaliação psicológica, pois o trabalho consistirá em atender crianças e adolescentes e suas famílias, então o profissional precisa ter uma personalidade idônea, importante ao conselho.

Locais e horários de votação:

Para facilitar o eleitor no próximo domingo, haverá passe livre no transporte coletivo. As urnas estarão abertas das 8h às 17h em três pontos da cidade: quem estiver registrado na 16ª Zona Eleitoral, vota no Colégio La Salle Carmo (Rua Os Dezoito do Forte, nº 1.754); quem tiver o título vinculado à 136ª Zona Eleitoral vai para o Colégio Murialdo (Rua Marquês do Herval, nº 701); e quem pertencer à 169ª Zona Eleitoral fica no Colégio São José (Rua Os Dezoito do Forte, nº 1.870).

Os eleitores precisam estar munidos com os documentos oficiais (com foto) aceitos no dia da votação, inclusive digitais, sendo a Carteira de Identidade (RG); a Identidade Social; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); o Passaporte; a Carteira de Categoria Profissional reconhecida por Lei; a Carteira de Trabalho; o Certificado de Reservista; o Documento Nacional de Identidade (DNI); ou o Aplicativo “e-Título”. Só estarão aptos a votar os eleitores com título regularizado até o dia 3 de julho de 2023.

Para saber em qual Zona Eleitoral está registrado, é só acessar este link e fazer a consulta.

(Divulgação)

Quem são os 23 candidatos ao pleito 2023

11 – Adriano Gomes Morandi (Adriano Gomes Morandi)

12 – Ana Lúcia Grandi (Ana Lúcia Grandi)

16 – Daiane Cristina Torres (Profe Daiane Torres)

17 – Daiane da Cruz (Dai Cruz)

18 – Evandra Regina Pellin (Evandra R. Pellin)

22 – Janaina dos Ouros (Janaina dos Ouros)

23 – Jeferson José de Morais (Jeferson Morais)

24 – Jeferson Rogério Menin (Jeferson R. Menin)

25 – Josiane Meller Cardoso (Josi Meller)

26 – Josué Orian da Silva (Josué Orian)

28 – Karen Cristine Finger (Karen Finger)

29 – Karine Fortes da Gama (Karine Gama)

31 – Magda Juliana de Macedo Boff (Magda Juliana de M. Boff)

34 – Maria Medianeira Zaltron de Sá (Medianeira Zaltron)

35 – Marielle Damião Munari (Marielle Munari)

36 – Marjorie Monique Sasset (Marjorie Sasset)

37 – Mauricio da Silva Abel (Mauricio da Silva Abel)

42 – Priscila Vilasboa de Abreu (Priscila Vilasboa)

43 – Rafael Neques Machado (Rafael Neques Machado)

45 – Rita Elisabete Correia (Rita Elisabete)

46 – Rodrigo Barbosa da Fontoura (Rodrigo Barbosa – Digão)

50 – Valdneia Borges de Abreu (Valdneia Borges (Val))

51 – Wagner Ricardo Padilha da Silva (Wagner Padilha)