Memória LEOUVE

Municípios encontram dificuldades para utilizar novas ambulâncias

Municípios encontram dificuldades para utilizar novas ambulâncias

As ambulâncias entregues pelo Presidente da República, Michel Temer, pelo governador José Ivo Sartori e por ministros seguem paradas em Carlos Barbosa e Garibladi. Já em Bento Gonçalves, o veículo entrou em funcionamento na semana passada. 

 

Há pouco mais de um mês da entrega dos veículos, entraves burocráticos, como lentidão, erro ou falta de envio de documentos pela União, além das dificuldades no emplacamento e na confecção do seguro obrigatório, atrapalham o início das atividades. Além disso, falhas estruturais, que vão desde lanternas e sirenes queimadas, ar-condicionado e velocímetro sem funcionamento, até bateria e sistema elétrico com defeito, aumentam a demora.

 

Segundo o secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, após a entrega em janeiro, o município entrou com a documentação, junto ao Detran, além do pagamento das taxas e licenças no início de fevereiro. Segundo Siqueira, todas as licenças, documentos e seguros chegaram em mãos e estão em dia e a ambulância já está em operação.

 

Já no município de Carlos Barbosa, a secretaria de Saúde confirma que o veículo não está atuando pois aguarda a finalização do processo de emplacamento. A previsão é que nesta semana, o veículo comece a operar. Em Garibaldi, o veículo segue parado, pois também aguarda emplacamento. Além disso, o município não encaminhou o seguro obrigatório, exigido por determinação nacional.