Memória LEOUVE

Jantar sob as estrelas atrai milhares para a rua

Jantar sob as estrelas atrai milhares para a rua

A noite de sexta-feira foi de calor e tempo firme, perfeita para a véspera do encerramento do horário de verão e acima da expectativa dos organizadores do Jantar Sob as Estrelas, evento que integra o calendário festivo da abertura da Vindima em Bento Gonçalves.

 

Milhares de pessoas transitaram pelas ruas Herny Hugo Dreher e Planalto apreciando os atrativos preparados: mesas e cadeiras nas ruas, muito espumante, vinho e cardápios variados, do risoto de camarão aos hambúrgueres assados na grelha. Um palco especialmente montado para a ocasião recebeu números de dança gaúcha e depois apresentação circense para quem quisesse acompanhar. Tudo num clima que propiciava encontros e conversas entre o ir e o vir por entre atrativos diversos.

 

Além de lambretas e automóveis antigos, o museu do Imigrante manteve portas abertas e inúmeras pessoas aceitaram o convite para as exposições em cartaz na casa reaberta há quase um ano, após muito tempo de restauro.

 

Giana Carbone, proprietária de um dos estabelecimentos gastronômicos localizados na área estava feliz com o resultado alcançado: “Fomos brindados com um clima perfeito e as pessoas aceitaram o convite e estão participando. Vemos quase um ano de reuniões e preparativos sendo recompensados”.

 

Também o presidente do Sindicado Empresarial de Gastronomia e Hotelaria João Leidens comemorou: “Estamos na oitava e dição e tudo transcorre perfeitamente. Bento Gonçalves e os nossos associados estão de parabéns”, disse, sem esquecer de mencionar o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Ibravin e de outros parceiros na promoção do evento.

 

Pela primeira vez participando da ação, a ExpoBento preparou o seu lounge no meio da rua e aproximou diretoria, clientes e público brindando a vindima com espumantes. “Esta é nossa primeira participação juntamente com o CIC e estamos muito felizes pela decisão em vir. É um evento lindo e tem tudo a ver com a feira, que gosta de estar junto das pessoas. Este pode ser considerado o start da ExpoBento 2017”, define Roger Bellé, diretor geral da feira.

 

Carga tributária preocupa

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá destacou o empenho de todos que se envolveram na organização e avalia que a safra deste ano vem sendo um pouco atípica. “Existem áreas onde o clima tem interferido negativamente, onde chove todos os dias. Mas em municípios vizinhos isto não ocorre. Então acreditamos que de forma generalizada a expectativa de uma boa safra vai se confirmar”.

 

 

Mesmo sendo um momento festivo, Scottá diz que o setor está vigilante e combativo frente aos obstáculos que enfrenta. Uma destas dificuldades, possivelmente a maior, é a carga tributária. “Com os recentes aumentos do IPI e de impostos estaduais chegamos a incrível marca de 62% de impostos numa garrafa de vinho produzida no Rio Grande do Sul. E, pior, ao apresentarmos estudos de que a nossa carga está pesada demais, os técnicos da Fazenda nos contrapõem um estudo e indicando que eles desejam subir ainda mais os impostos do vinhos e derivados”, alerta o dirigente.

 

O Secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante era um dos mais empolgados na recepção a jornalistas e convidados da organização da noite, todos recepcionados no longe do Ibravin. Ainda sem os dados de fluxo turístico de 2016 tabulados, Durante diz que o desafio maior, diante da crise, é encontrar fórmulas para que o turista permaneça mais do que um dia na cidade, destacando que nos últimos anos a oferta de leitos se multiplicou e que o retorno aos investidores se faz necessário.

 

Sobre a vindima, o Secretário constata que todo o setor demorou muito parar perceber a dimensão que o ato de colher uvas teria sobre os visitantes. “Este é o turismo de experiência que as pessoas tanto desejam. Hoje várias empresas e famílias oportunizam que as pessoas colham uvas, percorram parreirais ou façam um piquenique nas propriedades”, observa com entusiasmo e já destacando que a partir deste sábado é momento de pensar np Jantar Sob as Estrelas de 2018.