Memória LEOUVE

Pelo sim, pelo não, vou sacar

Pelo sim, pelo não, vou sacar

Tem aquela velha máxima, dinheiro pra sair da carteira é fácil. Entrar é que são elas. Então se justifica este alvoroço todo. 30 bilhões depositados no Fundo de Garantia Por tempo de Serviço serão devolvidos pelo governo aos seus legítimos donos. Gente que saiu voluntariamente de sua empresa e não usou da artimanha do acordo –  aquele em que se faz de conta que é demitido, devolve a multa e saca o FGTS relativo àquele contrato de trabalho – estes e os demitidos por justa causa poderão se beneficiar agora.

 

Confesso que tenho uns pilas lá neste FGTS, outros descobri algum tempo atrás que a antiga e ainda assim saudosa Companhia Jornalística Caldas Júnior não depositou.

 

 

Daquilo que restou, sinceramente fico em dúvida entre sacar ou não sacar. E se no futuro este dinheirinho viesse numa hora de dificuldade? Mas aí penso nos rendimentos, sempre inferiores ao índice da poupança e racionalidade manda sacar. Mas que o medinho de que vai fazer falta lá na frente persiste, lá isto, persiste. Tem ainda um outro fator que me tira toda e qualquer dúvida: quem garante que este dinheiro, em meio à balburdia generalizada da nossa economia não suma de uma hora para outra. Todo mundo sabe que o governo é um péssimo gestor. Então, definitivamente, vou tentar insanamente acessar o site embugado da Caxa ou ir até uma fila descobrir onde estão os reaizinhos escondidos.

 

Sabe como é, entre o sim e o não, tem as despesas extraordinárias que não cabem no 13º , tipo uma batida de carro, uma viagem adiada, o IPTU, a TV analógica que se tornará imprestável e precisa ser trocada. Tudo isto justifica sim o saque. E vamos dormir tranquilos.

 

Mas olha, precisou de uma crise sem precedentes para que o Governo liberasse esta grana. Confesso-me surpreso. Achei que não haveria fôlego pra resgate de 30 bi em seis meses. Mas pensando bem, olhando pros números astronômicos da lava jato entre outras excentricidades que governantes praticam com o nosso suado dinheiro, tinha que ter esta reserva sim.

 

 

Tem muito lojista feliz. Imagina que o pessoal vai quitar dívida em atraso pra tentar sair do SPC. Mas devagar com o andor: tem o cartão de crédito, a matrícula na escola e o açougue atrasado na frente. Pensando bem a benesse não será suficiente pra contentar todos os credores. Enfim, acho que sobra um pouquinho pra cada um.