Memória LEOUVE

Na volta do recesso, vereadores aprovam 11 projetos em Bento Gonçalves

Na volta do recesso, vereadores aprovam 11 projetos em Bento Gonçalves

Na primeira sessão ordinária, após o recesso parlamentar, os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram 11 projetos de lei, todos por unanimidade. Parte dos projetos encaminhados pelo poder executivo devem ser analisados em segunda votação, exceto das duas primeiras matérias analisadas: o reajuste dos proventos e pensões concedidos aos servidores municipais aposentados e pensionistas do fundo de pensão do funcionalismo público de Bento Gonçalves e a proposta de reajuste salariais dos servidores municipais. As duas propostas aprovadas em turno único de votação seguem agora para a sanção ou o veto do prefeito Guilherme Pasin.

 

A sessão contou também com a posse do vereador Anderson Zanella (PSD), que vai ocupar a cadeira de por Amarildo Lucatelli (PP). O ex-líder de governo pediu licença do Poder Legislativo para assumir a direção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). Com a mudança, a Câmara passa a ter a representação de nove partidos no plenário.

 

Os demais projetos aprovados foram aberturas de créditos especiais para utilização de verbas que não foram executadas no ano passado, nas áreas de Meio Ambiente, Habitação e Assistência social e também para a pasta da Administração. Além disso, os vereadores aprovaram projeto que autoriza o município a firmar convênio com o Instituto Geral de Perícias, para a continuidade da cedência do imóvel do município ao Departamento de Perícias do Interior como Posto Médico Legal. 

 

Também foram encaminhadas aos vereadores, os projetos de alteração do calendário oficial de eventos do município, com a inclusão de novas atividades, além da matéria que institui a feira livre do produtor rural e a feira ecológica e a criação do Conselho da Feira Livre do Produtor Rural e a Coordenação Executiva da Feira Ecológica. Os edis aprovaram também a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef). 

 

A última votação da noite foi o projeto que altera a lei de criação do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa). A mudança visa excluir do colegiado os representantes da Associação Caminhos de Pedra, da Associação Vale das Antas e do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul (Carvi-UCS).