Memória LEOUVE

Município de Caxias do Sul dá mais um passo rumo à ocupação da Maesa

Município de Caxias do Sul dá mais um passo rumo à ocupação da Maesa

O poder público de Caxias do Sul deu mais um importante passo rumo à ocupação do complexo da Maesa em Caxias do Sul. Na manhã desta terça-feira, dez secretários municipais e a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Ana Cláudia Doleys Schittler, visitaram as instalações dos prédios para planejar possíveis ações para ocupar o local.

 

A visita foi realizada a pedido do prefeito Daniel Guerra, que entende a ação como o primeiro passo para a formação de uma comissão que planejará o uso do espaço da Maesa. O trabalho será coordenado pela secretária da Cultura, Adriana Antunes, e deve contar com a participação de outras secretarias, de representantes da Câmara de Vereadores e de entidades que representam a sociedade caxiense, como universidades e associações ligadas a diferentes setores. “A nossa função, a partir de agora, é fazer um estudo da vocação desses espaços. A partir do momento que conseguirmos mapeá-los, poderemos estudar orçamentos para viabilizar, por exemplo, a transferência de alguns serviços para cá”, explica Adriana Antunes.

 

Até o final do ano, a Maesa deverá ser utilizada pelo poder público em parceria com a comunidade. Mas a utilização pode começar já ao longo do ano, com a realização de eventos abertos ao público, como apresentações musicais.

 

O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.