Política

Lula discursa na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, em Nova York

Presidente chegou nos Estados Unidos no último sábado (16)

LULA
Foto: Ricardo Stuckert


Nos Estados Unidos desde sábado (16) onde assinou acordos de cooperação juntamente com o governo de Cuba, em Havana, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para discursar na abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ontem (17) ele participou de uma reunião com empresários e depois compareceu em um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

Amanhã, terça-feira (19), o presidente participará em Nova York da abertura da Assembleia Geral da ONU. A agenda de Lula também terá reuniões com líderes de entidades internacionais e encontros bilaterais com chefes de Estado.

Reunião com Joe Biden

Na quarta-feira (20), Lula tem encontro marcado com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Juntos, os líderes vão lançar uma iniciativa global voltada para a promoção do trabalho decente (trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sendo capaz de garantir uma vida digna ao indivíduo).

Reunião com Zelensky

Dois horários foram disponibilizados para que os presidentes de Brasil e Ucrânia se encontrem para uma reunião. Não foi chegado a um acordo para definição de data para o encontro, o que deve ocorrer no seguimento da semana.

Lula na ONU

Esta será a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU. A comitiva do Brasil também é formada por 12 ministros. Sete deles participarão de eventos ligados diretamente à assembleia. Os demais não fazem parte da delegação, mas estão na cidade cumprindo agendas oficiais.