Cidades

Chuva intensa segue castigando o Sul do RS

Em São Lourenço do Sul foram 124,2 mm nas últimas 48 horas

Chuva intensa segue castigando o Sul do RS
(Foto: Carlos Queiroz)

A chuva segue castigando o Rio Grande do Sul. Na Região Sul, o aumento dos níveis dos rios e canais que margeiam cidades de Pedro Osório, Cerrito, Arroio Grande e Jaguarão preocupa as autoridades e famílias que estão sendo levadas para abrigos. O último boletim da Defesa Civil, na manhã desta quarta-feira (13) aponta para a elevação do rio Jaguarão que já atinge residências que ficam às margens. A comunidade ribeirinha está sendo orientada a sair do local. A Defesa Civil Estadual já entregou lonas e haverá entrega de donativos.

O rompimento de uma barragem interditou o quilômetro 386 da BR-116, em Camaquã. Uma viatura que fazia o monitoramento foi arrastada pelas águas e o PRF que estava no capô acabou sendo resgatado. Todos que estavam no local passam bem.

Em São Lourenço do Sul choveu forte na madrugada com rajadas de ventos. Arroio em elevação, mas dentro da caixa. Em Cerrito e Pedro Osório a situação é alarmante. Entre a noite de terça e a manhã desta quarta o rio Piratini subiu um metro, atingindo o oito metros acima do nível normal. Na semana passada ele chegou a cota de 14 metros. Durante à tarde, às 15h, terá um ato de entrega de 2.355 quilos de alimentos para os Municípios, aos quais serão encaminhados pelo poder judiciário. A Secretaria de Educação de Cerrito (SME) suspendeu as aulas nesta quarta-feira. Nas duas cidades, nas últimas 48 horas o acumulado foi de 113 mm.

Em Rio Grande o arroio das Cabeças voltou a elevar seu nível, fazendo com que aumentasse o número de pessoas desabrigadas. A Defesa Civil está de prontidão e observando ainda o nível dos outros mananciais, sendo que a previsão de aumento gradual na velocidade do vento sul preocupa a coordenação dos trabalhos, pois tal circunstância represa a água da Laguna dos Patos. Com a perspectiva de novos alagamentos, o município já trabalha no planejamento de abertura de novos abrigos.

A equipe da Assistência Social de Pelotas também está mobilizada e presta atendimentos em ocasiões. O canal São Gonçalo apresentou leve aumento no período do final da tarde de terça-feira, sendo monitorado pelo município.

Maiores acumulados de chuva registrados nas últimas 48 horas, segundo o Cemaden:
Rosário Do Sul: 157 mm
Cachoeira Do Sul: 148,4 mm
Encruzilhada Do Sul: 141,2 mm
Santa Maria: 134,8 mm
Caçapava Do Sul: 129,6 mm
São Lourenço Do Sul: 124,2 mm
Alegrete: 123,6 mm
Pedro Osório: 113 mm
Dom Pedrito: 102,2 mm
Canguçu: 100,8 mm
Pelotas: 84,2 mm
Arroio Grande: 74,6 mm
Uruguaiana: 74,4 mm
Capão Do Leão: 72,8 mm

Fonte: Diário Popular