Cidades

Guarda Municipal Armada de Flores da Cunha inicia última etapa para implantação

O curso tem supervisão, coordenação pedagógica e execução da Brigada Militar

Guarda Municipal Armada de Flores da Cunha inicia curso
Foto: Prefeitura de Flores da Cunha

A Brigada Militar irá executar a última etapa da implementação da Guarda Municipal Armada em Flores da Cunha. O curso é um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Estado do Rio Grande do Sul.

As aulas da primeira turma do curso de formação profissional da Guarda Civil Municipal iniciaram nesta segunda-feira (11). No total, 30 alunos iniciaram o curso, que tem supervisão, coordenação pedagógica e execução da Brigada Militar. A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade acompanha o processo.

O objetivo da Prefeitura é que os agentes, uniformizados e armados, atuem no policiamento comunitário, aliado ao projeto olhar digital. E, também, a Guarda irá apoiar os órgãos estaduais de segurança pública

A seleção da Guarda Municipal Armada

Aproximadamente 1800 candidatos inscritos na fase inicial, que passaram pelas fases de prova teórica-objetiva, avaliação médica, física, psicológica e psiquiátrica. A seleção resultou em 59 candidatos aprovados e habilitados à sétima fase, o curso de formação.

Durante o curso, os alunos terão disciplinas divididas em oito módulos de ensino, que abrangem desde funções e atribuições das Guardas Municipais, até o uso das tecnologias em segurança pública.

Ao final da formação, os alunos passarão por um estágio supervisionado. Após a formatura, prevista para dezembro deste ano, 16 novos guardas civis deverão ser nomeados pela Prefeitura Municipal, ficando 14 formandos em cadastro reserva para serem chamados futuramente.