Memória LEOUVE

Furto de veículos em Farroupilha teve aumento de 51,4% em 2016

Furto de veículos em Farroupilha teve aumento de 51,4% em 2016

Em média, quatro carros foram furtados a cada três dias no ano passado em Farroupilha. O furto de veículos foi o crime que mais cresceu na cidade, de acordo com os números divulgados nesta quinta-feira, dia 26, pela Secretária de Segurança Pública (SSP) do estado, com um aumento de 51,4% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram registrados 268 ocorrências em 2016 contra 177 em 2015.

 

De acordo com o sargento Marcelo Stassak, do 36° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o aumento da criminalidade se deve a diversos fatores, entre eles, a impunidade.

 

“Esse aumento da criminalidade é uma tradução da realidade vivida em todo o Brasil, mas não é por falta de agir da Brigada e nem por falta de trabalho, e sim por uma situação social que vivemos. Acredito que são muitos fatores responsáveis pelo aumento da criminalidade, e um deles é a questão da impunidade, Criou-se uma crença nos criminosos de que tudo pode, porém, sabemos que não é assim que as coisas funcionam. Lógico que nossos braços são curtos, fazemos força até onde alcançamos, mas não se consegue combater tudo, mas uma frente contra a criminalidade estamos fazendo”, garantiu.

 

Outro crime que aumentou consideravelmente foi o tráfico de drogas. De acordo com as estatísticas da SSP, em 2015 foram presas 25 pessoas, enquanto em 2016 esse número pulou para 35 criminosos capturados por praticar o crime. O crescimento é de 28,5% a mais que 2015, sendo que Farroupilha foi a cidade da serra com mais casos de tráfico em 2016, um aumento de 40%.

 

Para Stassak, este é um mal a ser combatido, porque, a partir do tráfico, se desencadeia uma série de crimes.

 

“No ano que passou, tivemos um trabalho mais efetivo contra o tráfico, tanto é que prendemos mais traficantes do que no ano anterior. É difícil dizer também pelo número de prisões que aumentou o tráfico de drogas no município, mas todos sabem que é um mal a ser combatido, porque a partir dele diversos crimes são cometidos especialmente os furtos”, acredita.

 

O sargento garantiu que a Brigada Militar vai seguir firme no combate a criminalidade no município desenvolvendo ações, realizando abordagens e operações contra qualquer tipo de crime que aconteça em Farroupilha.

 

Entre outros números apontados pelo documento da SSP, os casos de furtos em 2016 somam 1105 casos contra 940 no ano anterior, 14,9% a mais totalizando um percentual de 17,5%. Com os casos de roubo não foi diferente, 51,4% de aumento, em 2015 foram registrados 225 casos e em 2016 tivemos 268 registros, 33,9% a mais.

 

A boa notícia foi a queda do número de roubo de veículos: no ano que passou foram registrados 78 casos, cinco a menos que 2015, fechando 4,8% a menos.