Memória LEOUVE

Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra a febre amarela no país

Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra a febre amarela no país

A possibilidade de incluir a vacina contra a febre amarela entre as imunizações disponibilizadas em todo o país está sendo debatida pelo Ministério da Saúde depois do surgimento dos casos que preocupam diversos estados brasileiros.

 

Atualmente, a vacinação é indicado apenas para maiores de seis meses que vivem em áreas consideradas de risco, mas pesquisadores já não descartam a necessidade de proteger crianças de todo o país.

 

 

A decisão será tomada a partir de estudos feitos por um comitê assessor do ministério depois de encerrado o surto da doença, o pior enfrentado no Brasil nos últimos 14 anos.

 

Desde o início do ano, a doença foi confirmada em 70 pacientes, com 40 mortes. Há ainda outros 364 casos em investigação, e entre eles 49 mortes. Os registros foram feitos nos Estados de Minas, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Bahia.

 

 

Mesmo assim, o ministério ainda acredita que a vacina deve ser tomada apenas por quem vive em áreas de risco, e garante que nesses locais há vacinas em quantidade suficiente.