Últimas notícias

Sobe para 46 o número de desaparecidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul

Maioria dos casos é registrada na região do Vale do Taquari

Sobe para 46 o número de desaparecidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul
Sobe para 46 o número de desaparecidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul Foto: Corpo de Bombeiros Farroupilha/Divulgação

Autoridades gaúchas ainda contabilizam as perdas humanas e materiais decorrentes dos temporais, enchentes e enxurradas causados pela passagem de um ciclone pelo Rio Grande do Sul nesta semana. Conforme a Defesa Civil estadual, ao menos 41 gaúchos morreram – a maioria na região do Vale do Taquari – e o número de desaparecidos subiu de 15 para 46 nesta sexta-feira (8).

A cidade de Muçum continua no topo da lista de casos fatais (15 ocorrências), seguida por Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (4), Lajeado (3) e Estrela (2), todas localizadas no Vale do Taquari. Ibiraiaras (Região Nordeste) também registra dois óbitos, enquanto cinco cidades registraram um óbito cada: Encantado, Imigrante e Santa Tereza (as três localizadas no Vale do Taquari), Mato Castelhano e Passo Fundo (as duas na Região Norte do Estado).

No que se refere a perdas materiais, a estatística contabiliza quase 3,2 mil desabrigados e mais de 8,2 mil desalojados. Cerca de 3,1 mil foram resgatados e 223 ficaram feridos.

De um modo geral, o contingente de indivíduos afetados de alguma maneira pelos temporais, vendavais, enchentes, enxurradas, cortes de energia e outros incidentes se aproxima de 148 mil em 87 dos 497 municípios gaúchos.

Óbitos: 41

  • Cruzeiro do Sul: 4
  • Encantado: 1
  • Estrela: 2
  • Ibiraiaras: 2
  • Imigrante: 1
  • Lajeado: 3
  • Mato Castelhano: 1
  • Muçum: 15
  • Passo Fundo: 1
  • Roca Sales: 10
  • Santa Tereza: 1

Desaparecidos: 46

  • Lajeado: 8
  • Arroio do meio: 8
  • Muçum: 30

Pessoas resgatadas: 3.130

Municípios afetados: 88

Desabrigados: 3.193

Desalojados: 8.256

Afetados: 147.401

Feridos: 223

A tabela completa com o boletim atualizado está disponível neste link.

Cadastre-se para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação e, a partir daí, estará apto a receber as informações.

Também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Drones

Equipes de resgate estão utilizando drones para auxiliar nas buscas a desaparecidos e aumentar as chances de ainda encontrar sobreviventes. Alguns desses equipamentos foram disponibilizados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Os modelos utilizados oferecem funcionalidades que vão além do mero registro fotográfico ou de visualização remota: contam com sistema de localização térmica, capaz de identificar variações de calor, além de captar informações de altimetria (medição de alturas ou de elevações de um determinado terreno) e altitude (medição da distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar).

Desse modo, com o compilado desses dados, é feito um processamento, tornando possível calcular plano altimétrico (determinando os níveis do terreno), massa, altura e distâncias. Esse trabalho é reforçado por quatro integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil nacional, que chegaram de Brasília na quinta-feira (7).

Os registros são georreferenciados e, desse modo, também podem auxiliar nos planos de trabalho para reconstrução de infraestruturas atingidas e no embasamento de decretos de calamidade pública. Além de drones, há o recurso a aeronaves com capacidade de voo noturno. Também começam a ser empregados cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar.