Caxias do Sul

3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas ocorre neste domingo (10), em Caxias do Sul

A concentração será a partir das 8h no estacionamento da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas ocorre neste domingo (10), em Caxias do Sul
3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas ocorre neste domingo (10), em Caxias do Sul

Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza a 3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas neste domingo, dia 10 de setembro. A concentração será a partir das 8h no estacionamento da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A previsão de saída é às 8h30 em direção ao Clube do Trabalhador, a sede campestre da entidade, localizada no Travessão Cavur, divisa com Flores da Cunha. Às 12h, a atividade segue com almoço campeiro e atrações culturais.

A Cavalgada homenageará três personalidades ligadas ao tradicionalismo, que têm suas trajetórias marcadas pelo cultivo dos costumes ligados a vida no campo: Ivone Ribeiro, Edson José Rosa e Darci Pattes de Abreu.

Os homenageados

Ivone Ribeiro nasceu no município de Três Passos no dia 20 de julho de 1968. Filha de Francisco Louzardo Ribeiro e Clenir Ribeiro. Ivone está a 16 anos em Caxias do Sul. É casada com Carlos Rodrigues Branco.

Ivone mora em uma chácara na estrada velha para Flores da Cunha e é cozinheira de profissão. Tem três filhos: Robson Tiago, Maicon Willian e Victor Hugo. Sobre a homenagem com o troféu Vilson Fontes, e pelo fato de ser a primeira mulher homenageada, ela afirma que o sentimento é de felicidade. “ Fiquei muito feliz em receber a notícia. Eu e meu marido estamos sempre participando de cavalgadas. Quando por algum motivo não participamos, os amigos falam que cavalgar sem a gente não é a mesma coisa.”

Edson José Rosa nasceu no dia 29 de junho de 1968, dia de São Pedro, em Flores da Cunha. Estudou nas escolas São José e São Rafael. É casado com Daniela Gazzi e tem dois filhos: Liedson e Yasmin.

Começou a cultivar o amor pelo tradicionalismo e pela cavalgada com amigos na infância. O pai deste amigos era tropeiro. Eles ensinaram Edson a andar a cavalo quando ele tinha 10. Depois, ao logo de sua jornada, Edson montou uma agropecuária e vendia ração, ferraduras e outros itens ligados ao cavalo. Entre suas atividades favoritas ligadas ao tradicionalismo, Edson gosta de participar da Semana Farroupilha nos pavilhões da Festa da Uva e da Cavalgada do município de Flores da Cunha.

Para Edson, é do sangue participar de uma cavalgada. “Sempre encontro muitos amigos. Se paramos de cavalgar, paramos com a tradição gaúcha,” afirma com convicção. Um dos sonhos de Edson é que as crianças, as novas gerações, continuem com a tradição da cavalgada.

Darci Pattes de Abreu nasceu em Vacaria. Filho de Honorato Abreu e Jurema Pattes. Foi criado no Passo do Socorro e uma boa parte da infância na Capela da Area. Seu Darci tem mais cinco irmãos. Aos 20 anos Darci conhece sua amada Nair de Jesus Abreu. Com ela se casou e teve sete filhos: Nelci, Nilceo, Nilcia, Alcides, Marcia, André e Anderson. Foram anos de uma vida lado a lado, até que ela faleceu há um ano e três meses. Hoje, aos 76 anos de idade, Darci tem 19 netos e 8 bisnetos, 4 noras e 3 genros.

Seu Darci é apaixonado pela tradição gaúcha. Ama tanto a música gaúcha que aprendeu a tocar gaita e passou a ser um grande exemplo para alguns familiares que trazem de herança o dom da música.

Almoço e atividades culturais após a cavalgada

Além da cavalgada, outras atividades estão previstas para acontecer ao longo do dia do evento. No Clube do Trabalhador, haverá almoço para recepcionar os cavaleiros e o público geral que irá prestigiar as atividades. O cardápio foi pensado levando em conta a temática do evento. Os cavaleiros são isentos do almoço e para o público geral, o valor é de R$50,00. Os interessados em participar do almoço devem entrar em contato com Manoel no (54) 9 9239 3530. Após o almoço, diversas atividades culturais estão programadas.