Memória LEOUVE

Patrulha Ambiental apreende aves criadas ilegalmente em Caxias do Sul

Patrulha Ambiental apreende aves criadas ilegalmente em Caxias do Sul

A Brigada Militar, por meio da Patrulha Ambiental (Patram) realizou na manhã desta terça-feira, dia 17, uma operação para combater a criação ilegal de animais silvestres. Ao todo, 52 aves foram apreendidas na localidade de São Luiz da 6º Légua e duas pessoas foram autuadas e vão responder por crime ambiental.

 

Conforme o Sargento Paulo César, a polícia chegou até o local por meio de uma denúncia anônima. As principais espécies apreendidas são Cardeal, Trinca-ferro, Canário da Terra, Pintacilgo, Frade, Tico-tico e Sabiá. Segundo o Sargento, alguns animais poderão ser soltos imediatamente. “Agora estamos fazendo a avaliação prévia para a produção de um laudo. Aqueles que tiverem condições podem ser soltos ainda hoje. Tem animais com comportamento bem arisco, então ainda podem ser soltos”, destaca.

 

Outros animais possuem anilhas de identificação. "A pessoa responsável vai ter que apresentar a relação de criador para que a gente possa fazer um confrontamento com o número das anilhas. Se não comprovada a legalidade, as aves anilhadas serão encaminhadas para um zoológico", explica o Sargento.

 

Os proprietários das aves assinaram um Termo Circunstanciado e responderão por crime ambiental.