Memória LEOUVE

Aplicação de BTI contra o borrachudo inicia neste sábado em Flores da Cunha

Aplicação de BTI contra o borrachudo inicia neste sábado em Flores da Cunha

O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, realizado pela Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inicia a primeira etapa de aplicação do larvicida Bacillus turinghiensis var. Israelensis ( o BTI), em rios e arroios. 

 

A primeira etapa de 2017 ocorre neste sábado, dia 14, e duas novas aplicações estão previstas para os dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro. O produto deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, com intervalo de aproximadamente quinze dias entre cada ação.

 

Os técnicos também orientaram os agentes da comunidade, na data de entrega do BTI, para realizarem uma limpeza dos locais, como a retirada de galhos de árvores, o acúmulo de capim, e o lixo inorgânico (principalmente plásticos). Esses manejos ambientais evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente. O larvicida biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais. 

 

Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento dos rios e arroios com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.

 

Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas, que acaba reduzindo a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente.