Segurança

Estrela pede ajuda para socorrer ilhados

Águas subiram rapidamente entre a noite de segunda e a madrugada desta terça

Foto: Prefeitura de Estrela
Foto: Prefeitura de Estrela

Por conta da chuva, 0 nível do Rio Taquari avançou mais de 50 centímetros por hora durante a madrugada desta terça-feira (5) em Estrela.  Segundo a prefeitura, a situação do município é crítica. Por volta das 7h, quase 60 ruas estavam interditadas e havia pedido de ajuda de proprietários de embarcações para realizar o socorro às pessoas ilhadas.

Nas redes sociais, a Prefeitura pediu colaboração. “Precisamos de sua ajuda. Se você é proprietário de embarcação, ajude no auxílio aos moradores do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos”.

Mais de 100 famílias estão desalojadas. Um abrigo municipal foi montado no Ginásio Ito Snel, onde nesta manhã já haviam 57 famílias abrigadas. Os demais moradores atingidos foram acolhidos em casas de familiares e parentes.

Nível do Rio Taquari em Estrela
6h45min: 27,20m +0,52m
5h45min: 26,68m +0,58m
4h45min: 26,10m +0,57m
3h45min: 25,53m +0,50m
2h45min: 25,03m +0,57m
1h45min: 24,46m +0,54m
0h45min: 23,92m +0,58m

Moradores de Roca Sales se abrigam em telhados após cheia do rio Taquari

Por conta da cheia do rio Taquari durante a madrugada desta terça-feira (5), moradores da cidade de Roca Sales foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias casas. Desde segunda-feira (4), as águas subiam rapidamente em Muçum e Roca Sales. Ainda durante a noite de segunda, a cheia já tinha se aproximado do segundo piso de algumas residências.

Informado da condição de diversos municípios do Estado, o Governo Federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “Eu vou estar na primeira hora da manhã com o presidente Lula e já levando pra ele um relatório atualizado”, garantiu, durante a madrugada desta terça-feira (5). “Vamos deslocar equipes para o Rio Grande do Sul. Possivelmente eu estarei junto com o ministro Waldez (Góes, do Desenvolvimento Regional)”, antecipou Pimenta. “Não vai faltar empenho, trabalho, dedicação e recursos de parte do governo federal nessa hora.”