Caxias do Sul

Confirmada a indicação de Edson da Rosa como Secretário de Educação, em Caxias do Sul

Sandra Negrini pediu exoneração após polêmicas com diretoras, falta de insumos na merenda escolar e greve nas escolas infantis

Confirmada a indicação de Edson da Rosa como Secretário de Educação, em Caxias do Sul

Como antecipado pelo Portal Leouve, ainda na sexta-feira, dia 1 de setembro, Edson Paulo Theodoro da Rosa, 59 anos, natural de Caxias do Sul, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Marketing, vereador por quatro mandatos, presidente da Câmara de Vereadores em 2013, diretor por dois anos consecutivos da Escola do Legislativo e secretário municipal de Educação entre 2009 e 2011 estará novamente à frente da Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir desta segunda-feira (3).

Edson sucede a Sandra Negrini, que comandou a pasta desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, até a última sexta-feira (1). Conforme as informações iniciais o pedido de exoneração foi motivado por questões pessoais, mas nos bastidores da política, ficou evidente o desgaste da secretária após polêmicas envolvendo aquisições de merenda escolar, com o corte inclusive em algumas refeições por falta de insumos, além de desgastes com diversas diretoras de escolas municipais.

Polêmica na indicação política de Edson da Rosa

A indicação de Edson da Rosa, que é filiado o Partido Progressista (PP), provoca também movimentação nos bastidores da política. A sigla do novo secretário afirma que não participa da atual gestão, e o diretório municipal informou que a escolha é da cota pessoal de Adiló Didomenico. Edson da Rosa deve se desfiliar do PP, e ingressar no Republicanos, que entraria assim de forma oficial no governo.

Anteriormente, do começo do governo até julho do ano passado, o novo titular da Educação de Caxias do Sul já havia atuado como diretor do Banco de Alimentos, onde participou diretamente da implementação da Cozinha Experimental. Agora, assume a missão de liderar a maior secretaria do município e a segunda maior rede municipal de ensino de todo o Rio Grande do Sul – atrás apenas da de Porto Alegre –, com mais de 45 mil estudantes e cerca de quatro mil servidores.

“Acredito muito em construções coletivas e é assim que desejo trabalhar. Acima de tudo, com muito respeito, muito diálogo e aproximação entre todas as pessoas que fazem a educação em Caxias do Sul. Tenho consciência de que o desafio é grande, de que há muito por fazer. Mas, por outro lado, vamos lembrar que o nosso quadro de profissionais é extremamente qualificado e que, mesmo nos momentos mais adversos, é capaz de grandes realizações. E é justamente por isso que, primeiro de tudo, queremos ouvir os nossos professores e equipes diretivas. Vamos conversar”, afirma Edson da Rosa.

Nos próximos dias, à medida que se apropriar das principais informações e dados atualizados em torno do andamento da pasta, o novo secretário deve sinalizar as primeiras linhas de trabalho, integrantes da equipe e respectivas atribuições.

“O Edson é um grande nome, já havia sido um colega secretário nos tempos de governo [José Ivo] Sartori, exatamente na Educação. Conhece a matéria e certamente vai trazer contribuições importantes para o município. A Educação é uma prioridade nossa, ao lado da Saúde. Uma pasta com um orçamento significativo e que tem demandas que crescem exponencialmente, muito em função do fluxo de pessoas que continuam vindo para Caxias do Sul, em grande volume, em busca de oportunidades. Queremos oferecer a todos as melhores condições para se desenvolverem e, consequentemente, fazer também o município evoluir junto nesta caminhada”, conclui o prefeito Adiló Didomenico.