Neste sábado (2), se encerra a sexta edição da Hospedagem Solidária da Diocese de Caxias do Sul. Iniciado em 12 de junho, o projeto acolheu, em 83 noites, 250 homens em situação de rua no prédio da Mitra Diocesana, no Centro da cidade. Além disso, foram distribuídas 7.184 refeições, entre jantares e cafés da manhã. Para este trabalho, que atendia uma média de 45 pessoas por noite, foram necessários mais de 120 voluntários.
Promovida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul, a ação social ocorreu no 2° e 3° andares do prédio que abriga a estrutura administrativa da Diocese. A chegada dos acolhidos acontecia às 19h30min, com triagem, espaço para descanso, jantar e colchão para repouso. Às 6h30min, era oferecido o café da manhã.
A coordenadora da pastoral, Tere Mandelli, conta que a Hospedagem Solidária ganhou a adesão de novos voluntários, que ficaram sabendo da iniciativa pela imprensa e por familiares e amigos.
“Somos muito gratos a todos os que nos ajudaram a concretizar a sexta edição da Hospedagem. São muitos voluntários, lideranças, pessoas que realizaram as doações, a generosidade do povo de Deus de Caxias do Sul e de diversas partes da Diocese. Queremos agradecer à Diocese de Caxias, na pressoa do nosso bispo, Dom José Gislon, e dos padres que, ao longo desses seis anos, sempre nos acolheram nos espaços da Igreja. Nossa gratidão à Catedral, na pessoa do padre Volnei Vanassi, que nos acolhe pelo segundo ano”, declara.
A Diocese, em comunhão com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, segue buscando um espaço físico para acolher a Hospedagem Solidária de forma permanente, ao longo de todo o ano.
Pastoral das Pessoas em Situação de Rua
A Pastoral das Pessoas em Situação de Rua mantém três projetos para o cuidado com a população de rua de Caxias. Nas noites de quinta-feira, voluntários da Pastoral preparam marmitas com sopas e outros alimentos para levar às pessoas que estão na rua, sob os viadutos ou desabrigadas nas praças ou outros locais da cidade. Essa iniciativa deu início à Pastoral e é mantida durante o ano inteiro, mesmo durante a Hospedagem Solidária.
Mensalmente, no último domingo, os Médicos do Mundo e a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua realizam ações de corte de cabelo, barba, cuidados de saúde e espiritualidade, além do almoço com as pessoas em situação de rua, na Paróquia São Pelegrino. A Hospedagem Solidária completa a tríade, atendendo homens em vulnerabilidade social nas noites do gelado inverno de Caxias do Sul.
Para se tornar voluntário da ação social, é possível entrar em contato com a coordenadora Tere Mandelli pelo (54) 99131-0842.