Polícia

Operação prende seis envolvidos em homicídios na Zona Sul de Porto Alegre

As ordens cumpridas na ação dizem respeito a mais de uma investigação

Operação prende seis envolvidos em homicídios na Zona Sul de Porto Alegre
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre (4ª DPHPP), em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação In Totum e prendeu seis pessoas na capital gaúcha. A ofensiva teve como alvo membros de facções que atuam no extremo sul do município, suspeitos de cometerem diversos homicídios. Ao todo, foram cumpridas 22 ordens judiciais, sendo sete de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. A ação também recolheu um revólver e celulares.

As ordens cumpridas na ação dizem respeito a mais de uma investigação. Entre os casos apurados estão um homicídio ocorrido em 8 de junho, no bairro Chapéu de Sol; um triplo homicídio e uma tentativa de homicídio ocorridos em 5 de julho, no bairro Restinga; uma tentativa de homicídio registrada na Av. João Antônio da Silveira, além do crime de coação no curso do processo, praticado em julho por membro de grupo criminoso contra vítima de tentativa de homicídio. Todos os casos aconteceram em 2023.

Além do cumprimento das prisões, a ofensiva, coordenada pelo Delegado Marcus Viafore, também objetivou obter mais provas das condutas criminosas, além de retirar armas de fogo que estão em poder das facções e subfacções.

O Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado de Polícia Mario Souza, destaca que a operação é uma forte ação contra o crime organizado e os homicídios na capital e que as investigações continuam. “O objetivo é prender executores e mandantes e causar impacto ao crime organizado”, afirma Souza