Caxias do Sul

Secretária de Educação de Caxias do Sul pede exoneração do cargo

Prefeito Adiló Didomenico deve confirmar o nome de Edson da Rosa na pasta

Secretária de Educação de Caxias do Sul pede exoneração do cargo
Secretária de Educação de Caxias do Sul pede exoneração do cargo

Foi confirmada na manhã desta sexta-feira, dia 1 de setembro, que a secretária de educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, pediu exoneração do cargo. A solicitação foi realizada nesta semana, e o pedido foi aceito pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Conforme as informações iniciais o pedido foi motivado por questões pessoais, mas nos bastidores da política, ficou evidente o desgaste da secretária após polêmicas envolvendo aquisições de merenda escolar, com o corte inclusive em algumas refeições por falta de insumos.

Na frente da pasta desde início do atual governo, a comandante da educação se envolveu em outras polêmicas, como a compra de camionetes, a falta de monitores para alunos de classe especiais, além de paralisações de funcionários de escolas do ensino infantil.

Convite para filiado ao Partido Progressista assumir a educação

Oficialmente a gestora se despede da equipe de trabalho nesta sexta-feira, e o nome do novo secretário deve ser confirmado nos próximos dias. A expectativa é que Edson da Rosa, filiado o Partido Progressista (PP), aceite o convite para o cargo, ele já exerceu a função no governo de José Ivo Sartori entre 2009/2012.

O convite também é uma sinalização do atual prefeito para se aproximar do PP, e tornar a sigla mais um partido na base aliada. Essa situação é rechaçada pelo diretório municipal, que afirma que a escolha é da cota pessoal de Adiló Didomenico.

Nota da Prefeitura

A secretária municipal da Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, deixará o cargo na próxima segunda-feira, 4/9. Motivos pessoais determinaram o pedido de saída do governo, do qual fazia parte desde 1º de janeiro de 2021.

O prefeito Adiló Didomenico agradece o empenho e a dedicação de Sandra durante os 32 meses à frente de uma Secretaria responsável pela educação de mais de 45 mil estudantes.

“A secretária Sandra superou desafios como a pandemia e o aumento na procura de vagas decorrente das migrações e da perda do poder aquisitivo de famílias que antes matricularam os filhos na rede particular. Deixa como legado uma Secretaria estruturada, com educação de qualidade e programas importantes em andamento”, destaca o prefeito.

Sandra afirma que a decisão já vinha sendo amadurecida há algumas semanas e acabou definida em uma conversa com o prefeito na noite de quinta-feira, 31 de agosto.

“É um ciclo que se encerra. Mesmo com um quadro desafiador, mantemos educação de qualidade, atendemos mais de 900 alunos estrangeiros, oferecemos uniformes e refeição adequada para todos, além de entregar escolas novas e reformadas. Investimos muito em projetos e programas que, além de garantir o acesso e a permanência, qualificam e enriquecem a aprendizagem dos estudantes de toda nossa rede”, destaca.