Através de uma proposição de autoria da vereadora Eleonora Broilo, a Campanha “Colo para Mãe”, para mulheres grávidas, puérperas, adotantes ou tentantes, visa acolher e promover o cuidado com a saúde mental de todas mulheres que estejam em alguma das fases iniciais da maternidade, em Farroupilha.
A proposição, que conta com a emenda da vereadora Francyelle de Matos, apresenta-se como um incentivo a Administração Pública, bem como entidades privadas e de classe a realização de ações junto ao seus públicos-alvo.
Conforme justificativa do Projeto de Lei 030/2023, o diagnóstico de depressão pós-parto é percebido em duas a cada 10 mulheres. Por envolver grandes desafios simultâneos, mães de todos os contextos culturais e socioeconômicos podem ter dificuldades de natureza mental e emocional. Desta forma, o Estatuto da Criança e do Adolescente, já prevê a necessidade de um suporte adequado e uma rede de apoio preparada para acolher e amparar a vivência da maternidade.
A vereadora Eleonora Broilo falou com a reportagem do Portal Leouve sobre esta proposição e como ela vai auxiliar as mulheres farroupilhenses:
“A campanha Colo para Mãe é permanente, dedicada a ações conjuntas de conscientização, incentivo ao cuidado da saúde mental de mulheres gestantes e puérperas em Farroupilha. O objetivo é que equipes multidisciplinares tomem conta de mulheres que tenham qualquer tipo de sinal de depressão pós-parto ou até mesmo ante-parto. Nosso objetivo é criar ferramentas para que toda a equipe de trabalho de saúde possa detectar quanto uma mulher seja ela gestante ou puérpera esteja mostrando sinais de que ela esta entrando em franca depressão pós-parto.
O Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Farroupilha.