Eventos Climáticos

Santa Tereza decreta situação de emergência após temporal com granizo

Em nota, a prefeitura afirmou que as linhas José Júlio, Dolorata, São Valentin, Bento, Cesca e Beltrame, foram as mais atingidas

granizo
Santa Tereza decretou situação de emergência, no final da tarde de quinta, para as áreas da cidade atingidas. (Foto: Redes Sociais)


A chuva de granizo que atingiu a região, entre a quarta e quinta-feira (23 e 24), trouxe prejuízos para, ao menos,  12 cidades da região. Uma das mais afetadas foi Santa Tereza, que decretou situação de emergência, no final da tarde desta quinta, para as áreas da cidade atingidas.

Em nota, a prefeitura do município afirmou que as linhas José Júlio, Dolorata, São Valentin, Bento, Cesca e Beltrame, no interior, foram as mais atingidas. A medida do decreto visa a ajudar os produtores que possuem seguro e precisarão comprovar os estragos feitos pelo granizo. O decreto vale por seis meses. A prefeita, Gisele Caumo, visitou as localidades atingidas, tanto no interior quanto na área urbana, para avaliar os impactos da chuva.

“A situação de emergência abrangeu as comunidades da Linha José Júlio, em sua grande maioria, Linha Dolorata, Linha São Valentin, parte da Linha Bento, Linha Cesca e Linha Beltrame. Durante a noite até a madrugada, percorremos inúmeras propriedades e auxiliamos com a disponibilização de lonas para as casas danificadas pelo granizo, o que foi retomado na manhã desta quinta, com o levantamento de perdas, mais especificamente na agricultura. O cenário é de muita tristeza, uma vez que o árduo trabalho diário de nossos agricultores se esvaiu em questão de minutos. Agora precisamos analisar detalhadamente para buscar os auxílios necessários nas esferas estadual e federal”, afirma o poder público de Santa Tereza, em nota divulgada, nesta quinta (24).

Em Bento Gonçalves, 48 casas necessitaram de lonas para cobrir seus telhados. Conforme a prefeitura, o impacto também foi sentido na agricultura do município, onde 50 hectares de vinhedo apresentaram danos. Segundo a Emater, os danos não foram significativos, tendo em vista que Bento tem 4,4 mil hectares de vinhedos e que ainda não estava em brotação.

Em Monte Belo do Sul, 37 residências foram danificadas e 90 pessoas afetadas. Em Cotiporã, a queda de granizo foi mais acentuada no interior do município. Os moradores de Monte Bérico, Linha 14 de Julho, São Pedro e parte da comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes registraram com imagens o tamanho das pedras que caíram, aproximado de um ovo de galinha. Houve perda nas produções de diversos alimentos para o consumo humano e do gado.

A prefeitura de Pinto Bandeira não informou se realizou levantamento de prejuízos na área rural do município. Contudo, moradores da cidade relataram que a comunidade de Nossa Senhora da Anunciata foi uma das mais atingidas com prejuízo significativo nas lavouras.

Outras cidades que registraram estragos na região foram: Nova Pádua, Flores da Cunha, Canela, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Gramado. O município de Muçum também decretou situação de emergia no município, nesta quinta.