Memória LEOUVE

Agricultores protestam contra reforma previdenciária na frente do INSS em Caxias

Agricultores protestam contra reforma previdenciária na frente do INSS em Caxias

Cerca de 500 trabalhadores rurais de seis cidades da Serra Gaúcha participaram da manifestação da categoria contrária à reforma da previdência social, em frente ao prédio do INSS, em Caxias do Sul. 

 

A atividade teve início às 09h e reuniu agricultores de Caxias do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos e Nova Petrópolis. 

 

Conforme Olir Schiavenin, diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e presidente do sindicato de Flores da Cunha, a movimentação é contrária a PEC 287, que altera a regulamentação da previdência social.

 

“É um retrocesso. É uma injustiça. Vai tirar os direitos do nosso trabalhador. Não aceitamos isso, por isso estamos aqui. Uma manifestação pacífica, mas séria. Forte. Não vamos admitir sob hipótese alguma que o governo jogue sempre nas costas do trabalhador os desmandos, a corrupção e os desvios. Quem paga conta sempre é o trabalhador e nós não vamos permitir isso”, salienta Olir. 

 

A reforma estabelece a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, para homens e mulheres. Ela altera os artigos 37, 40, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a previdência social, estabelece regras de transição e dá outras providências.

 

Além de Caxias do Sul, outros 50 pontos do Rio Grande do Sul receberam a manifestação dos agricultores que, de acordo com representantes sindicais, reuniu cerca de 20 mil pessoas em todo o estado.