Custo de Vida

Rede de Farmácias São João está entre as 300 maiores varejistas do Brasil

São João aparece na 4ª posição no varejo farmacêutico brasileiro e na 41ª colocação geral entre as varejistas do País no Ranking da SBVC/2023

Rede de Farmácias São João está entre as 300 maiores varejistas do Brasil. (Foto: Rede de Farmácias São Jõao / Divulgação)
Rede de Farmácias São João está entre as 300 maiores varejistas do Brasil. (Foto: Rede de Farmácias São Jõao / Divulgação)

A Rede de Farmácias São João conquista posição no ranking das “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, de 2023. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), o setor do varejo gerou mais de R$ 1 trilhão e teve crescimento nominal de quase 20% em relação ao ano anterior.

A última edição do ranking coloca a Rede de Farmácias São João na 41ª posição geral entre todos os varejistas do país e na 4ª posição entre os varejistas do setor farmacêutico brasileiro. A lista dos 300 maiores grupos varejistas é composta por 29 marcas gaúchas, uma a menos que a versão anterior, e destaca o São João na 3ª posição geral no RS.

A São João expandiu sua atuação pelos três estados da região Sul do Brasil. No início de 2023, atingiu a marca de 1.000 lojas, além de dois centros de distribuição localizados em Passo Fundo e Gravataí. A empresa atualmente oferece oportunidades de emprego diretamente para mais de 18.900 pessoas.

“Com esse crescimento das empresas varejistas, quem ganha é a comunidade. Cada vez que abrimos uma nova loja, estamos gerando emprego e renda, desenvolvimento local e com isso a oportunidades de fazer a diferença na vida das pessoas. Não há projeto social mais impactante para a sociedade do que empreender. É um instrumento capaz de transformar vidas a partir da geração de oportunidades, do trabalho e do estímulo ao crescimento pessoal”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.

Vale ressaltar que o setor comercial, dominado pelo comércio atacadista e varejista de produtos básicos, é o maior empregador do Brasil. Tal setor constitui um importante pilar da economia nacional, com um total de 9,67 milhões de trabalhadores, mais de 22,8% dos empregos formais no Brasil.

“Os últimos dois anos foram de inúmeros desafios no varejo farmacêutico brasileiro. No último ano da Covid-19, ainda lidamos com os impactos da crise sanitária, com instabilidade na cadeia de suprimentos, impactada pela variante ômicron, e com o mais baixo nível de serviço em anos, por parte dos principais fornecedores. Ainda assim, com um grande trabalho baseado na operação logística própria e no uso intensivo de dados, vivemos um período de ótimos resultados. A farmácia brasileira, hoje uma das melhores do mundo, sai fortalecida do episódio e pronta para avançar ainda mais no seu propósito de ser um hub de resolutividade na saúde brasileira”, afirma o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto.

Mais aspectos do ranking

Outro aspecto importante levantado por esta edição do ranking foi a ampliação das análises sobre diversidade e inclusão. Ao fazer o levantamento sobre a presença feminina no corpo das empresas, nas posições de liderança e no Conselho de Administração. Os dados revelam que a participação das mulheres representa 56% dos colaboradores das empresas que reportaram os números.

O desafio é conseguir levar a diversidade para níveis de liderança, já que 84% das empresas possuem mais de 30% de cargos de liderança ocupados por mulheres, mas apenas 44% possuem mais de 50%. Na São João, os dados são positivos: a presença feminina no quadro de colaboradores representa 73%.