Memória LEOUVE

Greve dos professores tem baixa adesão em Caxias do Sul

Greve dos professores tem baixa adesão em Caxias do Sul

A greve geral dos professores convocada pelo CPERS Sindicato para esta terça-feira, dia 13, teve pouquíssima adesão nas escolas estaduais, em Caxias do Sul e região.

 

Os professores decidiram pela greve devido ao pacote de medidas para conter a crise divulgado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). Os itens mais contestados são a extinção da licença-prêmio e o término da cedência remunerada de servidores para sindicatos. Outro ponto defendido pela categoria é o pagamento em dia do 13° salário e o fim do parcelamento salarial mensal.

 

Segundo a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Janete Moraes, a maioria das escolas de Caxias do Sul e da região não aderiram a greve. 

 

“Até o momento o retorno que estou tendo das escolas que estamos fazendo contato é que ninguém aderiu. Mas eu não tive o retorno ainda de todas as 122 escolas da 4ª CRE. Em Caxias do Sul são 56 escolas, já tivemos o retorno de quase todas e nenhuma aderiu”, destaca.

 

Durante a tarde a coordenação da 4ª CRE seguirá efetuando contatos com as escolas estaduais da região para verificar se houve adesões a greve. Janete acredita que o motivo para a baixa participação se deve ao fato de muitos colégios estarem com o ano letivo encerrado, ou próximo do fim.