Cidades

DNIT prevê conclusão das obras na BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis, em 10 meses

Enquanto isso, perímetro, do km 181, é orientado por semáforo e agentes da PRF. Confira as mudanças e tempo estimado para travessia

DNIT prevê conclusão das obras na BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis, em 10 meses
Foto: PRF/divulgação

Desde a última sexta-feira (18), pouco mais de dois meses após os primeiros bloqueios, o trânsito no km 181 da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, é orientado com semáforos e sem restrição de horários. O tráfego de veículos pesados também está novamente liberado, com a exceção de bitrens, que precisam utilizar caminhos alternativos para chegar à Região das Hortênsias.

No entanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue presente no local, das 7h às 17h30min, para auxiliar os motoristas. Alvo de reclamações de ouvintes da Rádio Viva e leitores do Portal Leouve, especialmente no fim de semana passado, o tempo de espera para cruzar os 4 km de estrada em pista reduzida é de, no máximo, 30 minutos, de acordo com a PRF. Após o sinal verde, os veículos ainda levam em torno de 6 a 10 minutos para travessia.

As adequações provisórias, que devem receber aprimoramentos, ocorrem devido à necessidade de obras no segmento. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirma que os trabalhos de limpeza iniciaram na terça-feira (22) para, posteriormente, ser efetuada a recomposição do talude, afetado em diversos momentos em razão das fortes chuvas que passaram pelo RS em junho.

Conforme a autarquia federal, as equipes vão atuar em cinco pontos diferentes entre os km 170 e 181 da rodovia, com prazo de 10 meses para conclusão. Até lá, o trecho contará com a operação do sistema semafórico.

Imagens drone: Thiago Vasconcelos/ PRF
Imagens drone: Thiago Vasconcelos/ PRF
Imagens drone: Thiago Vasconcelos/ PRF
Imagens drone: Thiago Vasconcelos/ PRF

 

Com intenção de evitar o desrespeito à sinalização e, inclusive, prevenir acidentes, os equipamentos contam com câmeras de monitoramento. A PRF ainda ressalta que realizará fiscalizações para garantir a obediência ao sistema. O avanço no sinal vermelho implica em infração gravíssima, punida com sete pontos na CNH e multa no valor R$ 293,47.