A receita caseira ensinada por uma tia paterna e seguida à risca há cerca de 20 anos — usando insumos de fornecedores da região de Caxias do Sul — é mais do que um negócio. É a tradição mantida para clientes que apreciam pastel quentinho com café coado em saco de algodão. A pastelaria Delvi´s, no bairro São José, completou duas décadas de história, sabores e trabalho. E os números são parte dessa trajetória: até 100 mil unidades vendidas por mês e quase uma tonelada de farinha de trigo também mensais, um dos ingredientes mais importantes do preparo.
“Todos os recheios são produzidos e elaborados diariamente no local, o pastel é feito na hora e, durante todo o expediente, fritadeira e demais máquinas não param. O resultado é um pastel sequinho e crocante”, diz o empresário Glademir Ângelo Moschen Lazzarotto, para quem cada etapa da elaboração é importante para que o resultado seja bem-feito.
O proprietário e fundador, que tem ao lado dele nos negócios a esposa e sócia, a advogada Silvana Dall´Agnol Lazzarotto, saiu do interior para morar em Caxias do Sul aos 12 anos e se formou engenheiro-agrônomo. Dedicou-se ao desenvolvimento do cultivo de plantas no sistema de hidroponia (sem solo), foi gerente em empresa de viticultura e vinicultura, vendedor e gerente em empresa de comércio agropecuário, mas a vocação empreendedora sempre falou mais alto.
Concluiu, então, que precisava ter o próprio negócio, mas não sabia o quê. Resolveu abrir uma pastelaria. Não havia tantos recursos para investir e restava outro problema: a inexperiência no ramo. Lembrou da tia, que trabalhou em pastelaria durante mais de 50 anos, e ela o auxiliou. Começava a nascer a Delvi’s Pastelaria, batizada por Glademir com o apelido do pai, Adelvino, que faleceu poucos meses antes da abertura da pastelaria. Foi uma forma de homenageá-lo.
Encomendas e sabores
Na Delvi´s são 11 opções de sabores, sendo oito salgados e três doces, e o campeão de vendas é o de guisado — o que exige mais de meia tonelada de carne moída por mês. Também compõem o cardápio guisado com azeitona, presunto com queijo, calabresa, palmito, palmito com queijo, queijo, frango; e os doces, chocolate, goiabada com queijo e banana com canela, todos nos tamanhos pequeno e médio, que podem ser consumidos no local.
Outra opção é fazer os pedidos para eventos empresariais e solicitar por telefone a entrega. “Muitas vezes depois de fazer seu lanche, o cliente leva pastéis para os amigos, colegas de trabalho ou leva pra sua família consumir em casa”, conta Glademir.
Das nove funcionárias, sete são venezuelanas
No começo, o proprietário é que fazia a massa dos pastéis e contava com dois funcionários. Hoje, na linha de frente da produção e da venda de pastéis na Delvi´s estão nove funcionárias e, destas, sete são mulheres venezuelanas que vieram morar e trabalhar no Brasil, e uma paranaense. A cozinha é 100% venezuelana. “Elas entraram no ritmo brasileiro”, diz Silvana Lazzarotto, que busca apoiá-las em suas rotinas. “É uma forma de retribuir a dedicação delas”, afirma a sócia, responsável pelo acolhimento às colaboradoras.
Marlyn Penaloza começou na pastelaria por indicação de um vizinho do estabelecimento, quatro dias após chegar a Caxias do Sul vinda da Venezuela. “São quase três anos, que serão completados em outubro”, diz. Inicialmente, trabalhava na cozinha no preparo dos pastéis e agora realiza os atendimentos. A colega Emily Herrera também festejará três anos de trabalho na pastelaria em dezembro e há cerca de um ano foi promovida a gerente do estabelecimento. Elas ajudaram a construir a trajetória de 20 anos da Delvi´s.
Cliente de duas décadas que virou amigo
Na história da pastelaria estão histórias de vida e de clientes, como a do projetista de usinagem José de Moraes Daros, de 50 anos, que se tornou amigo da família e que, três vezes na semana, toma café da manhã na pastelaria. Morador do bairro há quase 50 anos, ele seguia para o trabalho quando percebeu que um novo negócio havia aberto as portas na rua, seu trajeto de costume. Isso há duas décadas. “O bairro não tinha tantas opções de comércio, não era tão movimentado quanto é agora”, lembra. “Hoje, a Delvi´s é referência para nós e para a cidade”, afirma o projetista, que costuma, também, convidar clientes para reuniões de trabalho na pastelaria.
Nas inúmeras vezes em que frequenta, o pedido preferido é por pastel de palmito com queijo, mas, sempre que possível, opta pelo de calabresa com queijo, que não consta no cardápio e preparado para ele.
SERVIÇO:
Pedidos podem ser feitos pelo telefone (54) 3027.2800 ou (54) 9 8414.2482 ou diretamente na pastelaria, que funciona sempre no mesmo endereço, na Rua Frei Pacífico, 296, no bairro São José, de segunda a sábado, das 7h às 20h.