Brasil

Temporal com granizo atinge Lages e São Joaquim, na Serra de SC

Imagens mostram pedras de granizo gigantes após temporal atingir a região serrana na tarde desta terça-feira (22); campos pareciam cobertos de neve

Queda de granizo deixa campos branquinhos, feito neve na Serra catarinense – (Foto: Reprodução)
Queda de granizo deixa campos branquinhos, feito neve na Serra catarinense – (Foto: Reprodução)

Um forte temporal atingiu a região da Serra Catarinense na tarde desta terça-feira (22) e deixou os campos brancos de gelo, em Lages e em São Joaquim. As duas cidades registraram queda de granizo, com pedras “do tamanho de bolas de tênis de mesa”, e ainda contabilizam os estragos.

Campos cobertos de gelo em Lages

Conforme a Defesa Civil de Lages, o temporal aconteceu por volta das 16h15 desta terça e atingiu, principalmente, os bairros de Guadalajara e Jardim das Camélias.

Até o final da tarde desta terça, 11 ocorrências haviam sido registradas, três de destelhamento por vento e oito por granizo.

Imagens registradas pelos moradores impressionam: os campos ficaram brancos — como se fosse neve — por conta do excesso de gelo que caiu.

Vídeo: Reprodução/MetSul Meteorologia

Granizo colocou São Joaquim em alerta

O temporal também atingiu a cidade de São Joaquim. A tempestade durou pouco mais de 10 minutos, mas foi o suficiente para alertar os moradores. De acordo com a comunidade, fazia tempo que uma tempestade tão forte não era registrada. Fotos e vídeos evidenciam o tamanho das pedras que caíram.

Fotos evidenciam o tamanho das pedras de granizo, similares a bolas de tênis de mesa — Foto: Wagner Urbano

A chuva e o vento também deixaram a cidade em alerta. Em alguns pontos do interior de São Joaquim, o temporal causou destelhamentos e o granizo chegou a furar telhados e destruir pomares de maçã.

A Defesa Civil do município ainda contabiliza os estragos.

Pedras de granizo destruíram galpões e pomares e maçã em São Joaquim – Foto: Wagner Urbano/Diego Nesi

Fonte: ND Mais