Memória LEOUVE

Profissionais da saúde entram em greve em Bento Gonçalves

Profissionais da saúde entram em greve em Bento Gonçalves

Profissionais da saúde de Bento Gonçalves, que são funcionários terceirizados da Fundação Araucária, iniciaram uma greve para protestar contra a falta de pagamento do mês de dezembro e da primeira parcela do 13º salário. Eles estão reunidos com faixas em frente a UPA, no bairro Botafogo. 

 

A paralisação conta com apoio de funcionários do Samu, Upa, UBSs, laboratórios e transportes. Apesar do movimento o atendimento ocorre normalmente, mas com apenas 30% dos quadro de colaboradores, que prevê a legislação.

 

Segundo o Presidente do SindSaúde, Danilo Teixeira, a fundação não apresentou proposta de regularização dos salários. Ainda segundo ele o município estaria devendo cerca de R$ 8 milhões para a Fundação Araucária. Sendo que alguns valores são referentes ainda ao ano de 2013.

 

Uma reunião com a secretaria de saúde foi realizada, mas não apresentou nenhuma novidade. Nas próximas horas deve ocorrer um encontro com a direção da Fundação Araucária.

 

No final da manhã o Secretário da Saúde, Enio De Paris, afirmou em entrevista na Rádio Amizade 1070, que a dívida com a Fundação Araucária é de aproximadamente R$ 4 milhões, e outra parte questionada pela terceirizada não é reconhecida pelo município. Ele também destacou que não irá faltar atendimento no final de semana na UPA, já que foram remanejados profissionais concursados que atuam nas UBSs.

 

Na segunda-feira, dia 12, um calendário com as possíveis datas de pagamento parcelado dos salários será apresentado para os profissionais. A greve deve permanecer durante o final de semana.

 

A Fundação Araucária conta com mais de 400 funcionários. Na manhã desta sexta-feira, dia 9, cerca de 50 deles estavam na manifestação em frente na UPA 24h.