Memória LEOUVE

Edital para construção do Aeroporto de Vila Oliva deve ser lançado em 2018

Edital para construção do Aeroporto de Vila Oliva deve ser lançado em 2018

O Aeroporto de Vila Oliva está cada vez mais próximo de ser construído. Nesta quarta-feira, dia 30, membros da Secretaria da Aviação Civil (SAC) estiveram em Caxias do Sul para uma reunião com autoridades locais e garantiram que a verba para o início das obras do aeroporto já está disponível. Para lançar o edital, no entanto, ainda é necessário que o Estado libere cerca de R$ 20 milhões para a desapropriação de uma área de 445 hectares em vila Oliva. O município já alegou não ter os recursos para bancar a desapropriação.

 

Outro ponto que ainda precisa ser superado é a liberação dos licenciamentos ambientais. A Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) deve exigir uma série de estudos antes de liberar a obra. Além disso, os compromissos da Prefeitura de Caxias e do Governo do Estado são a adequação do Plano Municipal ao projeto para dar proteção ao entorno da área do novo aeroporto, o acesso viário e levar eletricidade e água até o local. O SAMAE já trabalha para providenciar água da Estação de Tratamento de Água Morro Alegre (Marrecas), localizada em Vila Seca.

 

Conforme Diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Eduardo Henn Bernardi, a expectativa é concluir esta fase do projeto até o final do ano que vem. “Já passou da fase de discutir a viabilidade. Agora estamos fazendo o detalhamento técnico e ambiental do projeto. Estamos esperando um retorno da Fepam para ver o que precisa ser feito. Acreditamos que até o fim de 2017 isso seja encaminhado”, explicou.

 

Convidado pelo atual prefeito Alceu Barbosa Velho, o prefeito eleito, Daniel Guerra, também participou da reunião. Durante o encontro, Alceu mostrou otimista com o andamento do projeto. “O projeto do novo aeroporto está bem encaminhado e o prazo está coerente com o que estamos construindo. Esse projeto do aeroporto de passageiros é do Governo Federal, mas já estamos trabalhando para também construir um aeroporto de cargas, já pensando no desenvolvimento de Caxias do Sul e de toda a região”, disse.

 

A obra do Aeroporto Regional de Vila Oliva está orçada em aproximadamente R$ 120 milhões. O projeto contempla uma pista de 1.983 metros de comprimento e 45 metros de largura, pátio com espaço para oito aeronaves e estacionamento para 500 vagas.