Esportes

Eliminações e derrotas em sequência: Grêmio sofre com baixo desempenho recente diante do Flamengo

Nos últimos 15 jogos, apenas uma vitória foi alcançada pelos Tricolores

GRÊMIO E FLAMENGO
Foto: Gilvan de Souza/Clube de Regatas do Flamengo

O retrospecto recente entre Grêmio e Flamengo tem sido totalmente favorável para os cariocas. A elevada qualidade técnica dos Rubro-negros nas últimas temporadas têm imposto dificuldades para novos triunfos do time gaúcho.

Além das derrotas no Campeonato Brasileiro, eliminações dolorosas nos mata-matas também ocorreram. A mais recente delas nesta semana, onde nas semifinais da Copa do Brasil a equipe carioca venceu os dois jogos (2×0 na Arena e 1×0 no Maracanã) e selou a vaga na final.

Neste ano em três jogos são três vitórias do Flamengo, com seis gols marcados e nenhum sofrido. Em um recorte maior, pegando as estatísticas dos últimos 15 jogos, são 11 vitórias do Flamengo, com três empates e uma vitória do Grêmio. Neste período os Rubro-negros marcaram 32 gols, contra oito dos Tricolores.

Nas Copas, a última vez que a equipe de Porto Alegre saiu vitoriosa foi na final da Copa do Brasil de 1997, quando após dois empates, o Grêmio conquistou o título pelo critério de gols marcados fora de casa (0x0 no Olímpico e 2×2 no Maracanã).

De lá pra cá são sete disputas e sete eliminações aos gaúchos desde 1999. Cinco pela Copa do Brasil, uma pela Copa Mercosul e outra pela Libertadores. A desclassificação mais marcante se deu em 2019 pelas quartas de final da Libertadores. Após empate em 1×1 na Arena, no Maracanã o duelo terminou em 5×0 para o time da Gávea.

Vencer em casa também se tornou uma dificuldade. O último triunfo dentro de seus domínios foi no ano de 2018. Em 2023, as equipes voltam a se enfrentar pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vai ocorrer na Arena.